O tiro saiu pela culatra?

Acordos com velhas figuras carimbadas são um risco político

O que parece ser um tiro no pé do soldado Adriano José pode se transformar em uma verdadeira granada detonada no futuro. O agora deputado estadual pelo Progressistas, partido do deputado Ricardo Barros, parece que anda mal no quesito leitura de jogo e contas políticas. Em Maringá, perdeu mais de 300 votos entre o primeiro e o segundo mandato, um sinal de que a matemática eleitoral não está a seu favor.

Mas o deputado não desiste fácil. Aguardando garantir um futuro político, Adriano José está firmando acordos com velhas figuras carimbadas que, ao que tudo indica, só sabem mudar de lado. Entre os “aliados” escolhidos temos o vereador Belino Bravin, mestre na arte da ingratidão. Bravin, que assim como Altamir da Lotérica foi ajudado por Evandro Buquera, da Unifamma, em um processo judicial no compromisso de ir para o PSDB, mas decidiu pular do barco e se juntar ao PP na última hora. Sem contar no histórico de dividir o time do seu gabinete para apoiar mais de um deputado simultaneamente.

E não para por aí. O ex-vereador Odair Fogueteiro tinha até ontem sua braço direita indicada na Prefeitura de Maringá, junto com o atual prefeito Ulisses Maia. Agora, ele trocou de lado novamente, indo para o Progressistas. Ângelo Salgueiro, que hoje está no Podemos, mas até ontem era do União Brasil, ocupou cargo indicado pelo deputado Do Carmo nos últimos quatro anos.

A grande questão é: será que o deputado Soldado Adriano José já fez as contas? Com tantos apoiadores volúveis será que vai sobrar algum voto para ele em 2026?

Vamos torcer para que Adriano José tenha feito a lição de casa. Isso, claro, se Ricardo Barros, que manda e desmanda, não decidir que esses mesmos “aliados” devem apoiar sua filha, também deputada estadual, Maria Victoria Borghetti Barros. Porque quem conhece os Barros sabe muito bem: na política familiar, a prioridade é sempre o sangue.

Fiquemos atentos aos próximos capítulos dessa trama política. Uma coisa é certa: Maringá nunca esteve tão movimentada.

Da fiel cabo eleitoral do povo, Madame Savage.