Requião Filho deu uma aula

Deputado explicou as funções parlamentares e esclareceu sobre a terceirização das escolas públicas

A entrevista  do deputado estadual Requião Filho foi uma verdadeira aula das funções de deputados, sobre jurisdição de sindicatos, só para ficar em duas respostas a entrevistadores. Os deputados estaduais, equivalentes aos distritais, em Brasília, são representantes eleitos do povo e tem como função principal legislar sobre matérias relacionadas ao âmbito de sua unidade federativa. Mas além de votar e propor projetos de lei,  eles também têm como atribuição identificar os problemas sociais do Estado em que legislam (veja aqui).

A bem da verdade, os deputados estaduais podem fazer emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e não incluir na Lei Orçamentária Anual (LOA), como podem fazer deputados federais e senadores: LDO é apenas uma das legislações que vão nortear o Orçamento. Nossa solidariedade ao Daniel, que para usar uma expressão dos jovens, talvez quisesse ‘lacrar’, e  acabou sendo lacrado, mas é bem compreensível, pois pode alegar que falava de emendas à LDO. Quanto à outra situação, a da jurisdição de sindicatos, o deputado tirou no meu teclado, eu já estava preparando um texto, e resolvi adiar um pouco. Sobre o assunto, leia mais aqui.

No mais, sobre o  projeto de terceirização das escolas, explicou muito bem e eu, que já estava dando alguma razão ao deputado Jacovós, continuo linhado aos que acham desnecessárias as mudanças, sempre com um cheiro de benefício a empresários. Penso não vai sair do papel.