Operado pela Sanepar, aterro sanitário de Cianorte mantém certificação ISO 14000

A unidade foi certificada sem nenhuma nota de não conformidade, o que mostra a eficiência da gestão empregada pela Sanepar

A certificação NBR ISO 14.001:2015 foi conferida mais uma vez ao Aterro Sanitário de Cianorte, operado pela Sanepar. A ISO 14001 se refere à norma internacional que estabelece diretrizes para sistemas de gestão ambiental.  A entrega foi feita hoje pela empresa QMS – Certification. A unidade foi certificada sem nenhuma nota de não conformidade, o que mostra a eficiência da gestão empregada pela Sanepar.

O aterro, que passou pelas auditorias externas nos dias 20 e 21 de maio, tem mantido a certificação nos últimos 11 anos. Em 2013, esse foi o primeiro aterro do Paraná a obter a certificação e também o primeiro do Brasil, sob a gestão de uma companhia estatal de saneamento, a ser reconhecido por ter seus processos executados dentro das normas técnicas ambientais.

O escopo de avaliação do sistema de gestão compreende os processos relacionados ao recebimento, disposição e tratamento de resíduos sólidos urbanos, as atividades de suporte operacional, administrativas e monitoramento do aterro.

O gerente regional da Sanepar de Umuarama, Marcos Moretto, destaca que a manutenção da certificação comprova a eficiência da gestão aplicada pela Sanepar. “Os processos de recebimento, tratamento e destinação são executados dentro das normas técnicas ambientais, garantindo a gestão e o controle ambientalmente corretos do tratamento dado aos resíduos sólidos coletados na cidade, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente”, afirma Moretto.

O aterro de Cianorte é operado pela Sanepar desde o ano de 2002, por meio de concessão entre a companhia e o município de Cianorte. O aterro trata ainda, através de contratos específicos, os resíduos sólidos urbanos coletados nos municípios de Terra Boa, São Tomé, Indianópolis e Guaporema. O volume tratado nessa unidade em 2023 foi de 22.951,35 toneladas.

Com a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental no aterro sanitário houve ganhos importantes para o sistema como a identificação e gerenciamento de riscos ambientais, atendimento à legislação e regulamentos ambientais aplicáveis, procedimentos operacionais padronizados, implantação de manuais de Sistema de Gestão Ambiental e de operação de aterros.

A gestão de resíduos sólidos traz também benefícios para a população com a redução da poluição do solo, da água e do ar e da exploração de recursos naturais, com o reaproveitamento de materiais que iriam para o aterro sanitário, com a geração de empregos, com a cidade mais limpa e atraente para investimentos. “A gestão ambiental eficiente aumenta ainda a vida útil dos aterros, reduz o desperdício e o consumo de energia e colabora com a saúde pública da cidade”, diz Marcos Moretto.

Além do de Cianorte, a Sanepar opera mais dois aterros no Estado: em Apucarana, no Vale do Ivaí, e em Cornélio Procópio, no Norte, ambos operados com a mesma metodologia de gestão ambiental. Em Cornélio Procópio, assim como em Cianorte, a Sanepar atua também na coleta dos resíduos. (AEN)

Foto: Sanepar