Eventos marcam proteção à mulher

Ato será na praça Raposo Tavares, a partir das 17h, contra o projeto de lei dos estupradores; já dia 27 acontece o Programa Mulher Segura Paraná

Acontece hoje, com concentração a partir das 17h, na praça Raposo Tavares, um protesto de maringaenses contra o projeto de lei 1.904/2024, o PL dos Estupradores. A pressão popular nacional está fazendo o projeto reduzir a velocidade na Câmara dos Deputados, mas a mobilização ainda é tida como necessária, já que a ideia é reprovada por larga maioria dos brasileiros.

O projeto propõe mudar a lei do aborto legal que existe no Brasil desde 1940, quando a mulher ou menina tem direito ao aborto legal para casos de estupro. Pelo projeto, a mulher ou menina que realizar o aborto legal após a 22ª semana de gravidez é condenada a 20 anos de prisão, período é maior do que a pena para o estuprador, que é de 6 a 15 anos.

Combate à violência – A 15ª Regional de Saúde de Maringá realiza no dia 27, às 8h, na avenida Paraná 891, em Maringá, o Programa Mulher Segura Paraná, é iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, visando fortalecer o combate à violência doméstica e feminicídio e ofertar assistência digna às vitimas.

O evento terá palestras, incentivando o empoderamento feminino, direitos das mulheres e políticas públicas de prevenção e repressão aos crimes contra as mulheres, para fortalecer a rede de proteção feminina.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil