Ao contrário do que pré-candidato do PP disse, não existe fila para exames oncológicos em Maringá
O ex-prefeito Silvio Barros II (PP) deve estar sendo mal assessorado na área da saúde. Ao participar do programa Bom Dia Maringá, no Canal 10, na sexta-feira passada, ele não foi claro e deixou aos telespectadores a impressão de que na cidade há fila para exames oncológicos.
Chegou a dizer que quer diminuir “significaticamente” a fila, porque “se um exame oncológico tiver que esperar dois anos o câncer provavelmente terá se alastrado e não há mais o que fazer, quando, se tivesse sido feito no momento certo isso poderia ter salvado a vida da pessoa”.
Levantamento feito junto à Secretaria de Saúde mostra que não há fila na área oncológica, é justamente o setor que menos tempo leva para ser realizado o chamado primeiro atendimento. De parte do poder público, portanto, a informação não procede. Há inclusive uma lei de 2012 do Ministério da Saúde estabelecendo prazo para o primeiro tratamento oncológico no SUS.
“Apesar de ter passado 8 anos ocupando a cadeira de prefeito ele deveria saber que não existe fila na área oncológica, dada a emergência da doença. Ao insinuar que há fila ele desinforma, e a desinformação é a pior arma que um pré-candidato pode usar”, resumiu um espectador que trabalha na área da saúde, indignado com a declaração do pepista.