Novo ranking mostra que Maringá é a 65ª melhor cidade para morar no Brasil

Levantamento usando dados oficiais foi feito pela Gazeta do Povo e mostra que a pequena Miraselva, a 96,7 km de Maringá, lidera no Paraná e São Caetano do Sul (SP) é a melhor é a primeira entre as 100 melhores cidades brasileiras

A pequena Miraselva, de pouco mais de 2 mil habitantes, na região metropolitana de Londrina, é a melhor cidade paranaense para se viver, ocupando a 16ª posição entre as 100 melhores do Brasil, de acordo com levantamento publicado esta semana pela Gazeta do Povo. Maringá está na 65ª posição no ranking entre os 5.570 municípios brasileiros, atrás de Cornélio Procópio (19ª) e Kaloré (43ª) no Paraná.

O levantamento levou em consideração, segundo o jornal, uma ampla base de dados, a partir de levantamentos oficiais, como segurança, infraestrutura, hospitais e boa escolas, prosperidade econômica e emprego. A maior parte desses fatores pode ser medida em números.

Com base em 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana, as cidades receberam uma nota geral de 0 a 10. Embora tenha lacunas devido à falta de alguns dados (por exemplo: não existe um banco de dados nacionais sobre o número de furtos em cada município), o levantamento é o mais abrangente possível.

Dentre as 100 primeiras cidades no ranking geral, 33 são de São Paulo, 29 de Minas Gerais, 16 do Rio Grande do Sul, nove de Santa Catarina, seis do Paraná, três de Goiás, duas do Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso do Sul e uma de Pernambuco.

A nota média dos municípios brasileiros foi de 5,66 pontos. Apenas 169 cidades obtiveram nota 7 ou maior. Nenhuma delas atingiu uma pontuação tão alta quanto São Caetano do Sul (SP), que somou 7,77 pontos. A matéria é assinada por Gabriel de Arruda Castro.

Os primeiros lugares do ranking

Foto: Google Street View