Maringá terá Núcleo Regional de Cultura

Os núcleos serão coordenados por sete agentes regionais de cultura, em oito macrorregiões. As inaugurações serão esta semana, e em Maringá será na Biblioteca Central da UEM

O Governo do Paraná vai implantar sete núcleos regionais de Cultura em macrorregiões do Estado para ampliar o acesso de cidadãos e artistas às políticas e ações culturais. O NRC de Maringá (macrorregião Noroeste) será inaugurado na quarta-feira, às 19h, na BCE/UEM.

A iniciativa é da Secretaria da Cultura e conta com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que articulou a instalação de alguns núcleos em campus das universidades estaduais em Cascavel (Oeste), Guarapuava (Centro-Sul), Londrina (Norte), Maringá (Noroeste) e Ponta Grossa (Campos Gerais).

Outros dois núcleos serão na Prefeitura de Francisco Beltrão, na região Sudoeste, e na cidade de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, que receberá uma extensão da unidade de Londrina. As inaugurações estão marcadas para acontecer esta semana.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, a Universidade Estadual do Centro-Oeste e a Universidade Estadual de Ponta Grossa são parceiras do projeto.

Com o intuito de prosseguir com o plano de descentralização da cultura paranaense, os núcleos serão coordenados por sete agentes regionais de cultura, em oito macrorregiões. Na prática, os espaços vão contribuir para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.

ESSENCIAIS – Os agentes regionais de Cultura são responsáveis por contribuir na descentralização das ações no Paraná. O apoio aos municípios é feito pela implementação dos sistemas municipais de cultura, instrumentos de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas. Além disso, os ARCs também contribuem no mapeamento de agentes e iniciativas culturais para o desenvolvimento de potencialidades locais e fortalecimento do Sistema Estadual de Cultura.

Para melhor atender todas as regiões do Paraná, sete ARCs atuam em oito macrorregiões paranaenses e têm como missão continuar o assessoramento dos municípios no desenvolvimento das políticas públicas e na divulgação dos programas desenvolvidos pelo Estado via Seec.

MACRORREGIÕES – A delimitação de regiões permite que seja realizado um monitoramento da atividade cultural minuciosa de cada localidade e sua demanda específica. Nesta divisão, é levada em consideração a conexão de cidades próximas para facilitar o planejamento e a gestão de políticas públicas, o que contribui para o desenvolvimento econômico e social ordenado em todas as regiões. (AEN)

Confira a agenda de inaugurações dos Núcleos Regionais de Cultura:
3 de julho
11h | Jacarezinho – Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação – Av. Marciano de Barros, 700 – Estação
15h30 | Londrina – Rua Pernambuco, 540 – Centro.
19h | Maringá – Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (BCE/UEM) – Bloco P03 | Av. Colombo, 5790 – Zona 7.
4 de julho
11h | Cascavel – R. Universitária, 1619 – Bairro Universitário.
16h30 | Francisco Beltrão – Av. Ernesto Gagliotto, 17, Sala 6 – Água Branca.
5 de julho
11h | Guarapuava – Rua Salvatore Renna, 875 – Santa Cruz.
15h30 | Ponta Grossa – Rua Dr. Antônio Russo, 28 – Oficinas.

Imagem: Seec