Filme mostra como plataformização da educação aprofunda desigualdades

‘Professores’ tem pré-estreia na Cinemateca de Curitiba, na terça (9), às 19h; a entrada é gratuita
“É uma profissão que está sendo dizimada, vai ser substituída pelas máquinas”. Essa é a avaliação de uma professora sobre a plataformização da educação pública do Paraná. O relato faz parte do documentário “Professoras”, que tem pré-estreia amanhã, às 19h, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita e haverá distribuição de ingressos a partir das 18h30.
A partir dos relatos de quatro professoras do ensino básico estadual, o filme faz um panorama sobre as transformações do sistema educacional com foco nos impactos ao trabalho docente e nas mudanças desde o período pandêmico.
Em 2020, durante a pandemia, a Secretaria da Educação do Paraná implementou um sistema multiplataforma de educação a distância, com aulas transmitidas pela televisão, YouTube e aplicativo, como atualmente está sendo implementado no estado de São Paulo. Tarefas, listas de presença, correção de redação, acompanhamento de rendimento passaram a ser feitos com recursos automatizados, por meio de aplicativos.
A autonomia em sala de aula foi intensamente limitada, conforme relata outra professora no documentário: “De repente, tudo foi substituído por aulas prontas, uma padronização que é estranha à escola, feita por pessoas que não sabem da realidade da escola, alheias àquele processo educativo”. As informações são do Brasil de Fato (leia mais).