A fala de Scabora

Confira trechos do discurso feito pelo pré-candidato do PSD, Edson Ribeiro Scabora, no lançamento ocorrido sábado no Restaurante do Chico

No discurso do lançamento da pré-candidatura do PSD, que reuniu muitos CCs e FGs no parque de exposições, Edson Scabora citou “Maringá” 18 vezes, “Ulisses” 16, “Miriam” 13, “Deus” 9 vezes, “melhor cidade” 6, “danado” 5 e “medo” 4 vezes. Ele falou como conheceu sua esposa, atual secretária municipal e, entre outras coisas, que subiu no pé de manga pra pegar manga. Confira alguns trechos:

■ [Obrigado] aos secretários, superintendentes, diretores, gerentes, a todos vocês que fazem parte do melhor time que essa prefeitura já teve, escolhidos a dedo por critérios rigorosíssimos, técnicos, formamos o melhor time da história dessa cidade.

■ Sim, meus amigos, Maringá é a melhor cidade do Brasil, não é pouca coisa isso que a gente conseguiu, Ulisses. O país tem mais de 5 mil municípios e Maringá que ficou em primeiro entre todas as cidades do Brasil. Olha só que orgulho danado que eu tenho de ter sido o seu vice.

■ Não foi fácil, minha gente, não foi fácil chegar até aqui não. Quando assumimos a cidade vivia momentos muito difíceis, faltavam vagas nas creches, faltavam leitos nos hospitais, faltava emprego, não tínhamos política de habitação social (…). Maringá também era motivo de investigações que traziam vergonha, falta de credibilidade e que afastavam os investidores da nossa cidade. Acima de tudo isso, acima de tudo isso que falei aqui agora, faltava respeito aos maringaenses, que sofriam na carne e no bolso os desmandos de gestões incompetentes e autoritárias, gestões que não edificaram a cidade nem a vida de ninguém. Foi isso o que encontramos lá em 2017.

■ O meu primeiro e grande desafio foi convencer a Miriam a casar comigo. Esse foi difícil. Ela foi minha aluna e eu me lembro do primeiro dia de aula (risos), naquele tempo não era crime não (risos). Primeiro dia de aula no Colégio Acadêmico, já fechou, de um grande amigo meu, me deu meu primeiro emprego (…) entrei pra dar aula de Matemática. Imaginem a cena: entro pela porta, a alunada ali, e lá no cantinho a Miriam. Foi paixão à primeira vista. Mas tinha um problema: ela era noiva. Por isso que foi o maior desafio da minha vida, mas venci o desafio e hoje temos duas lindas e maravilhosas filhas.

■ Aí a gente pensa: ‘Meu Deus, eu sou pré-candidato a prefeito de Maringá, que honra, só ser pré-candidato já é uma honra muito grande. Mas eu recebo essa convocação com muita emoção, com medo e com muita responsabilidade, porque entendo esse meu papel de líder de agora em diante.

■ Minha preparação não começou quando me tornei vice-prefeito, não. Foi em cada etapa da minha vida, desde menino quando jogava bola, naquela época não tinha grama, era terrão vermelho, essa terra fértil maringaense. E também subia num pé de manga para colher manga, ali eu começava a me preparar.