Aguardando o futuro

Para ser líder, é preciso ter coragem e não medo; vitimismo não combina com aqueles que aspiram ao poder

Na política, há algumas lideranças que acabam conquistando a admiração pela simpatia, pelo jeito de ser e pela forma como se apresentam aos eleitores. Um vereador robusto em votos ao longo dos anos chamou a atenção não só pelo carisma e pela defesa inigualável de sua pauta, mas também pela possibilidade de ser uma liderança forte em ascensão. Mas, para ser líder, é preciso ter coragem e não medo; vitimismo não combina com aqueles que aspiram ao poder.

Ultimamente, algumas falas do edil têm causado incômodo, como se ele se comportasse como alguém perseguido. Foi assim com sua cassação, que, por consequência de suas próprias escolhas, aconteceu. Quem escolheu sair do partido e disputar como deputado por outra legenda foi o próprio vereador. O suplente apenas exerceu seu direito. Imputar a responsabilidade dessa escolha ao suplente é amadorismo demais para quem está na política há bastante tempo.

Se há gente desinformando as pessoas, como dito em um vídeo, é porque a postura da liderança não está transmitindo a imagem e a transparência desejadas. Outro aspecto importante: é preciso separar as mentiras criadas para prejudicar da falta de jogo de cintura e tato político. Seria esse o caso? A história só é reflexo das escolhas do parlamentar. Apontado como um possível prefeito da cidade ou o melhor vice para todos os candidatos, será por falta de coragem ou uma análise diferente a decisão de abrir mão de uma nova caminhada e permanecer ao lado do atual prefeito?

O prefeito, que está lançando o vice, manteve o vereador no seu partido, também do governador, com a promessa de uma possível candidatura a deputado no partido que mais elegeu deputados em 2022. No entanto, essa façanha pode não se repetir em 2026, já que o governador não disputará mais o governo. Será que haverá tanto empenho na chapa de deputados? O futuro ficou incerto, mas espera-se que o vereador tenha tomado uma boa decisão e que não tenha ficado em um barco que não o levará longe, apenas pela quantidade de secretarias que possui.

Vamos acompanhar de perto e ver se essa liderança robusta em votos terá a mesma robustez em suas decisões futuras. Porque, no final das contas, vitimismo não leva a lugar algum e coragem é a chave para o sucesso na política.

Da sua defensora de todas as causas, Madame Savage.