Suplente, Urso pede retificação de lista

Chrystian Ronaldo Silva pede esclarecimento à 192ª Zona Eleitoral para que esta comunique à Câmara sobre sua condição de primeiro suplente da Rede, partido ao qual pertence a vaga

Chrystian Ronaldo Silva, o Urso, primeiro suplente do partido Rede Sustentabilidade, encaminhou hoje, através de advogado, um pedido de esclarecimento ao juízo da 192ª Zona Eleitoral de Maringá. Ele solicitou a lista de suplentes ao cargo de vereador nas eleições de 2020, emitida por aquele juízo no ofício nº 68/2024, onde constaram como suplentes candidatos que não são mais filiados ao partido. A lista foi enviada à época ao presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa (PP), que convocou para a vaga um filiado ao PSDB.

Urso foi o oitavo suplente, mas todos os que estavam à sua frente mudaram de partido e um faleceu, o que o levou à condição de primeiro suplente da sigla, e portanto com direito a assumir a vaga aberta com a cassação do mandato do advogado Flávio Mantovani (PSD).

“É cediço que, a vaga legislativa pertence ao partido político, mesmo em caso de coligações, como previsto na Resolução 22.580/2007 e consulta 1.398 (TSE) e Mandado de Segurança 26.602, 26.603 e 26.604 do STF. Desta forma, temos que nesta lista de suplentes, apresentada por este Juízo, não deve constar o nome das pessoas que não pertencem ao partido Rede, uma vez que, pelos fundamentos expostos, a suplência caberá ao partido”, diz o pedido.

O ofício pede a retificação da lista enviada à Câmara Municipal (abaixo) e que se informe ao Legislativo que a vaga deve ser ocupada “por então candidato que ainda continua filiado ao partido detentor da vaga, no caso concreto, o senhor Chrystian Ronaldo Silva, uma vez que o filiado José Antônio Bacarim está com os direitos políticos suspensos”.