Último dia, duas convenções

Maringá pode ter até seis candidatos a prefeito nas eleições deste ano, o menor número dos últimos pleitos

Hoje acontecem duas convenções partidárias em Maringá para decidir os nomes de candidatos a prefeito, vice e vereador. O Partido Novo e o Mobiliza fazem suas convenções no início da noite, em locais diferentes; o Mobiliza (ex-PMN) deve confirmar o nome do pastor José Santos para disputar o Executivo.

Com a realização das últimas convenções, no último dia do calendário eleitoral, Maringá deve ter seis candidatos a prefeito – menos da metade do número de candidatos nas eleições municipais de 2020, quando 13 nomes disputaram a majoritária. Devem disputar este ano representantes do PSDB, PP, PSD, Partido Novo, Mobiliza e PT. Nenhuma mulher vai disputar o Executivo maringaense.

Dois deputados estaduais deixaram a disputa: o Delegado Jacovós (PL), que aparecia bem nas pesquisas realizadas até então mas alegou que o veto à sua candidatura teria vindo “de cima”, e sua mulher, Sandra, ex-secretária municipal, será vice do candidato do PP; e Paulo Rogério do Carmo (União Brasil), que anunciou sua desistência na sexta-feira, pela intervenção solicitada pelo senador Sergio Moro junto à direção nacional, antecipada aqui. O União optou pela neutralidade em relação à majoritária e liberou os candidatos da proporcional para apoiarem quem quiser.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil