A primeira pesquisa pós-convenções

Pesquisa de intenção de votos em Maringá foi registrada ontem para ser divulgada na quarta-feira; instituto de Vitória (ES) havia realizado levantamento em abril, mas não o divulgou

(5) O Instituto 100% Cidades, de Vitória (ES), registrou ontem no Tribunal Superior Eleitoral pesquisa eleitoral que começou a ser feita nesta quinta-feira, em Maringá. A pesquisa, se não houver impugnação de algum partido político, será divulgada na quarta-feira, 14, um dia após sua conclusão.

De acordo com o registro no TSE, serão entrevistados 500 eleitores, tendo como estatística Fabíola Miranda von Rondow, com o custo de R$ 12,5 mil – de acordo com o registro, recursos a serem pagos pela própria empresa capixaba. A pesquisa do tipo quantitativa, por amostragem, será realizada “com aplicação de questionário estruturado realizado por meio telefônico”.

Em 11 e 12 de abril o mesmo instituto registrou pesquisa em Maringá, também ouvindo 500 pessoas, mas não divulgou em nenhum veículo de comunicação local. O levantamento trazia o nome de 13 pré-candidatos a prefeito, número reduzido hoje para 5. Há duas semanas circulam nos bastidores informações sobre a divulgação de uma pesquisa para ser publicada a pedido de um candidato a prefeito. (7)