‘Habituário’ estreia sábado

Peça teatral que investiga a vida social em transformação, estreia em Maringá com 6 apresentações gratuitas

A companhia de teatro Solagasta estreia sábado, 17, às 20h, o espetáculo “Habituário”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. Ao todo, serão seis apresentações, sempre às 20h, divididas entre o Teatro Reviver Magó (17, 18, 19 e 20 de agosto) e o Espaço Solagasta (25 e 26 de agosto). A classificação indicativa é livre.

“Habituário” é uma peça teatral que se utiliza da máscara expressiva e do teatro de objetos. É a tentativa patética-poética-imagética de revelar artistas em um processo de investigação. A precariedade das relações humanas num processo criativo, em que o tempo transborda perspectivas e se embanana diante do tédio. Um estranhamento diante de iguais, um desatino na experimentação da vida, contendo vaidades e contando bobagens por meio do jogo com o tempo. Um jogo com o teatro casa, onde se cria na euforia, se afasta pelo tédio e sempre se retorna por necessidade, informa a divulgação.

“Escrito durante a pandemia, o projeto emerge como um registro e investigação dessa vida social em transformação, explorando o impacto dessas mudanças no cotidiano e nos comportamentos individuais e coletivos”, comenta Mateus Moscheta, proponente do projeto e responsável pela Cia. Solagasta.
Além do próprio Mateus, o projeto conta com as atuações de Joyce M. Teruya, Pedro H. Daniel e Ricardo Gimenes. A direção é de Adriane Gomes.

A companhia – A Cia. Solagasta foi formalmente estabelecida no final de 2019, em Maringá, quando Mateus Moscheta decidiu concretizar seu desejo de pesquisar e produzir trabalhos que envolvessem máscara teatral, teatro de formas animadas e palhaçaria. Desde então, a companhia ampliou seu repertório e conta com quatro espetáculos: “Enquadrado – História de hábitos desalinhados”, “Isolado – Este lado para dentro”, “Devaneios Inexequíveis” e “Móbile”.

FICHA TÉCNICA
Direção: Adriane Gomes
Elenco: Joyce M. Teruya, Mateus Moscheta, Pedro H. Daniel e Ricardo Gimenes
Produção: Espaço Solagasta
Figurinos e Cenografia: Adriane Gomes e Mateus Moscheta
Máscaras: Mateus Moscheta e Ricardo Gimenes
Iluminação: Luis Fernando Lopes
Operação de luz e som: Luis Fernando Lopes e Guilherme Veneral
Trilha sonora: Sabrina Schulz e Rael B. G. Toffolo
Identidade visual: Fernando Souza – Maringaense Cultural
Direção de comunicação: Fernando Souza – Maringaense Cultural
Laboratório de movimento – Marcelo Bulgarelli
Fotografia e vídeo: Erick Costa Domingos
Assistente de Produção: Nayra Kevellyn
Agradecimentos: Neuza Moscheta, Mariela Lamberti, Olivia Moscheta, Murilo Moscheta, Eloá Vojciechovski, Barbearia John Kenidy e Thais Fernanda
Produzido com verba de Incentivo à Cultura Lei Municipal de Maringá n° 11200/2020 Prêmio Aniceto Matti

Foto: Erick Costa Domingos