Ícone do site Angelo Rigon

Incoerência e plágio no horário eleitoral

Humberto Henrique tem propostas copiadas por adversários; um chegou a se contradizer num mesmo programa eleitoral: de contra a implantação de mais uma UPA, passou a prometer duas…

A campanha do ex-prefeito Silvio Magalhães Barros II (PP) vive momentos de contradição: tenta aparentar uma posição tranquila de seu candidato mas, ao mesmo tempo, vai ganhando uma fama de produtora de inverdades, que tem deixado adversários e eleitores de orelha em pé.

Depois de “esquecer” que o Contorno Norte, obra questionável, foi feita com recursos do governo Dilma, tomar para si o rebaixamento da linha férrea (ele fez somente da avenida 19 de Dezembro até a Arlindo Planas; até Jairo Gianoto fez mais que ele), e dizer que as duas UPAs foram construídas por ele, ontem SBII me aparece na televisão numa situação de incoerência total e absoluta, também ao falar de saúde.

Desnecessidade de nova UPA – Desde quando assumiu a pré-candidatura, como se viu em programas de televisão e podcasts, Silvio Barros II (que tirou o sobrenome Barros de sua propaganda eleitoral) vem defendendo que, depois de conversar com especialistas e passar números inconsistentes, disse que dava para deixar o atendimento da saúde mais eficiente sem precisar construir uma nova UPA – uma proposta de Humberto Henrique (PT), cujo partido está no poder com o presidente Lula e é o mesmo que liberou as verbas para o Contorno Norte e o rebaixamento da linha férrea.

Humberto defende uma nova UPA para desafogar principalmente a UPA Zona Norte, que atende boa parte da demanda. Silvio insistia em mudar o sistema, sem novas UPAs. Eis que no programa eleitoral de ontem depois de sua fala, reforçando a necessidade de somente mudar a gestão do atendimento primário (UBS), surgiu do nada, um spot contrariando o próprio candidato, e prometendo que ele construiria duas novas UPAs, uma zona leste outra e outra na zona oeste. A nova promessa, além de não bater com a proposta defendida até então pelo PP, mostra que o partido está preocupado.

Ao falar em gestão da atenção primária pode ser que esteja se referindo à prática do PP de colocar cargos comissionados para comandar as UBSs, mas do nada mudar o discurso sobre UPA aparenta que fortes sinais existem por aí.

Humberto Henrique, de seu lado, também teve proposta copiada pelo candidato do PSD, Edson Ribeiro Scabora. Um dia após falar que iria promover anualmente uma maratona e uma mini-maratona em Maringá, ele teve a ideia literalmente copiada pelo atual vice-prefeito. Confira abaixo o que falaram os candidatos do PP e do PT sobre a UPA:

Em 12 de junho Humberto Henrique já havia feito a proposta, até então rechaçada pelo candidato do PP
Oito dias atrás Humberto Henrique detalhava sua proposta de mais uma UPA na RICtv Record
Há 2 meses, na TV Evangelizar, com Odilon Araújo Humberto Henrique voltou a destacar proposta de nova UPA
Há dois meses, na TV Evangelizar, com Odilon Araújo: candidato diz que não haveria de outra UPA
Silvio Barros há 7 dias, em sabatina: atendimento das UPAS deve voltar para as unidades básicas de saúde
Após consulta a especialistas e ser contra implantação de novas UPAs, ex-prefeito mudou de ideia ontem

Foto: Reprodução/YouTube/RICtvRecord

Sair da versão mobile