Câmara concede Mérito Comunitário e Brasão do Município para Uningá

Clínica da Saúde da Pessoa com Deficiência na Apae, mantida por Ricardo Benedito de Oliveira, da Uningá, foi homenageada pela Câmara de Maringá

Devido à responsabilidade social, em especial, à criação de clínica especializada no atendimento aos alunos da Apae, a Câmara Municipal de Maringá concedeu o Título de Mérito Comunitário e Brasão do Município para a Uningá.

Inaugurada em 2023, a Clínica da Saúde da Pessoa com Deficiência na Apae tem ações voltadas à promoção da saúde, habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias e profissionais da associação. São oferecidos serviços de odontologia, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e atendimento médico em várias especialidades.

O presidente da mantenedora Uningá, Ricardo Benedito de Oliveira, agradeceu o apoio da diretoria da Apae Maringá e de acadêmicos, professores e demais colaboradores do centro universitário e lembrou da visita à Apae Maringá, após ter recebido a proposição do projeto da associação. 

“Quando lá fomos, eu voltei com uma certeza de que isso seria bom, que é possível, porque quem chega naquele ambiente, de lá sai, imaginando que se podendo fazer algo é quase impossível não fazer. Pelo clima que existe lá, de benevolência, de abnegação, de educação, de trato com aquelas crianças e adolescentes e seus familiares”, afirmou o presidente. 

Oliveira ainda ressaltou que um dos objetivos a ser buscado pelo ser humano é a doação ao outro. “Nessa nossa trajetória de vida, seja qualquer um segmento que escolha, tem que dar o melhor, caso contrário não terá sido, de forma alguma, satisfatório viver por aqui, nesta Terra onde a gente está; porque à nossa volta, a toda hora nos deparamos com pessoas que necessitam demais da solidariedade humana e nem sempre isso é visto, olhado e tampouco avaliado para o que possa fazer”, enfatizou.

O vice-presidente da Apae Maringá, Ingo Hoffman, agradeceu a Uningá pela parceria e visão humanitária e exaltou a qualidade da clínica. “Eu não sou apenas membro da diretoria; eu faço parte da escola por um outro lado; eu sou pai de aluna. Minha filha está na escola, há pouco mais de 15 anos, desde dois meses de idade e já foi atendida na clínica; eu posso dizer como usuário, muito  bem atendidos”, afirmou.

A Apae de Maringá, desde 1966, desempenha papel crucial na vida de pessoas com deficiência e familiares do município e região. Além dos serviços diretos, atua como agente de mudança social, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades. A participação de universitários em atividades da Apae proporciona valiosas experiências de aprendizagem e sensibilização, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e conscientes sobre questões de inclusão e direitos humanos.

Imagens: Marcos de Oliveira/CMM