Falta de respeito ou de noção II
José Cláudio Pereira Neto: morte fará 21 anos na segunda-feira
Explicando melhor a postagem anterior, reproduzimos, um resumo da fala de comentarista/entrevistadora: ‘Eu amo os comentários (…). acho importante ouvir os candidatos( …) pode acontecer, como já aconteceu aqui em Maringá, de um prefeito se ausentar e assumir o vice”.
Meu comentário (Akino): A comentarista deve ter se referido, provavelmente, ao ex-prefeito José Cláudio, que faleceu quando exercia o mandato, e foi substituído pelo João Ivo Caleffi. A maneira ‘quase debochada’ de dizer que o prefeito ‘se ausentou’, pode ser comparada à falta de empatia do Bolsonaro, quando disse: ‘eu não sou coveiro’, pouco se importando com quem perdeu seus entes queridos, vítimas da covid-19.
Não se pode dizer que ela não se lembra, pois já tinha uns 15 anos de idade. Não se importar com a morte de alguém, dizendo que ‘se ausentou’, sem citar os nomes, foi realmente uma falta de respeito, penso. Ou seria falta de noção?
Se eu pudesse aconselhá-la, diria para pedir desculpas pela fala, mas dificilmente isso acontecerá. Neste caso, caberia ao âncora, Paulo Caetano, salvo engano, em nome da direção da emissora, fazer esse pedido, relembrando os fatos, acontecidos em 2003. Exatamente na segunda-feira, a morte, o falecimento, desencarne, nunca uma ausência, por vontade própria como sugere a expressão ‘ se ausentou’.
Fica a dica e veja postagens do Rigon e deste modesto colaborador: aqui, aqui e aqui.