Bicicletas na pista de caminhada

Não é a primeira vez que acontece, mas hoje foi muito grave e quase custa a vida de pessoas

Do leitor:

Moro na Zona 5, e assim como quase todo mundo que vive nas imediações do Bosque das Grevíleas, frequento a pista de caminhada. Não é a primeira vez que acontece, mas hoje foi muito grave e quase custa a vida de pessoas.

Caminhava na pista por volta das 18h quando um casal de ciclistas surgiu na pista desempenhando altíssima velocidade contornando as pessoas que caminhavam como se fossem obstáculos e quase que a mulher atropela a mim e à minha esposa. Repreendi o homem que vinha atrás da mulher; agiam como se competissem. Disse-lhe que “não era lugar para bicicletas”, ao que me respondeu perguntando: ‘Onde está a placa?’.

Fez tudo isso sem reduzir a velocidade ou demonstrar respeito ou compreensão por mim e pelos outros que também protestavam. Acontece que a placa está bem lá na curva que leva ao Fim da Picada. Na placa também consta um número de lei que precisa ser modificada porque não corresponde mais à realidade. Se lê que é proibido bicicletas e também cães. É preciso fazer valer a lei e impedir que ciclistas atravessem a pista sobre as bicicletas, e enfim, excluir a parte que proíbe passeios com cães, porque é algo que todos fazem porque faz parte da rotina de centenas de animais que merecem bem-estar. Enfim, acrescento que não é raro encontrar motocicletas ou lambretinhas atravessando a estrada que corta o bosque ao meio.

Acrescento que chamamos a Guarda Municipal através do 153; foram três chamadas de pelo menos três minutos, e uma de quase nove minutos sem que ninguém atendesse. Lamentável que toda a tecnologia dos aplicativos de mensagem do tipo WhatsApp, não sejam utilizadas para agilizar atendimento, para servir o cidadão.

Eu ia reclamar no 156, mas a péssima experiência com o 153 me fez pensar que obteria melhores resultados no Blog do Rigon. Assim todo mundo ouve e percebe que a convivência civil não deve ser uma opção, mas obrigação. E a GM que é a menina do olhos de todos os candidatos, onde está que não atende o telefone? e se fosse algo ainda mais grave?

Concluo perguntando: Será que a prefeitura está esperando que alguém morra atropelado por uma bicicleta na pista do Bosque das Grevíleas para depois agir? Será que teria bom efeito nas urnas?

Foto: Google Earth