Nishimori no Encontro Mulheres das Águas

Presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura participa de evento em Foz do Iguaçuu e homenageia mulheres piscicultoras e produtoras rurais

O deputado federal Luiz Nishimori participou do maior congresso internacional de pesca e aquicultura, o IFC Brasil ((VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil), que se encerra hoje. Líder da frente parlamentar do segmento, ele homenageou as mulheres “que estão fazendo a diferença em nossa pesca e aquicultura, na questão de inovação e tecnologia, no empreendedorismo e no cooperativismo”.

“Sou um grande incentivador do protagonismo feminino, porque acredito no olhar clínico e atenção aos detalhes das mulheres, elas demonstram excelência e diferença em tudo o que se propõe a fazer”, disse o presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura.

O Encontro Mulheres das Águas, evento paralelo à feira e ao congresso, começou na terça-feira em Foz do Iguaçu. Destinado a mulheres piscicultoras, produtoras rurais e profissionais de todos os elos da cadeia produtiva, como engenheiras de pesca, agrônomas, médicas veterinárias e zootecnistas, entre outros segmentos, o evento serve para compartilhar conhecimentos e experiências, destacou a CEO do IFC Brasil, Eliana Panty.

De acordo com ela, a iniciativa surgiu como uma forma de ampliar a visibilidade e a voz ativa das mulheres que atuam na cadeia do pescado. “Desde a primeira edição do IFC Brasil, em 2019, houve uma preocupação com a baixa participação de mulheres em eventos do agronegócio. Consideramos que a piscicultura e a pesca são segmentos com uma equidade grande de postos de trabalho. Os números são praticamente os mesmos de homens e mulheres trabalhando. Então, criamos um projeto de mobilização para ampliar a participação de mulheres no evento. Começamos com uma política de descontos para mulheres e depois criamos o Encontro Mulheres das Águas, que vem crescendo e ganhando espaço em cada edição”, afirmou.

O presidente do evento, Altemir Gregolin, salientou a participação cada vez mais importante na aquicultura e na cadeia do pescado no Brasil. “Nós, do IFC, queremos contribuir com o fortalecimento da organização e a participação das mulheres na cadeia produtiva para que elas tenham cada vez mais protagonismo e reconhecimento na atividade. Este é o propósito do Encontro Mulheres das Águas”.