Segurança, município não vai resolver

Se eu pudesse aconselhar o vereador Luiz Alves, diria que não aceite o cargo

Não adianta escolher o vereador Luiz Alves, nem o deputado Jacovós, o problema de segurança de Maringá é o mesmo de todo o estado, e do país e não se resolverá com uma secretaria de segurança municipal. Dizer, como fez alguém , que a segurança de Maringá está péssima, querendo jogar a culpa na gestão que encerra, é, como diria um ex-comentarista bolsonarista, desonestidade intelectual|.

Citar o titular da Selog,o Coronel Carsterns,  como alguém que seria o secretário de Segurança e teria dito que a segurança de Maringá mudou (ela dizer que mudou para pior), só pode ser esquecimento ou alguma coisa relacionada como honestidade intelectual, também. 

O Coronel Cartens foi um dos responsáveis por descobrir um grande escândalo de corrupção da antiga gestão, mas nunca atuou na segurança de Maringá. E para concluir, se eu pudesse aconselhar o vereador Luiz Alves, diria que não aceite o cargo (ser vereador e continuar atuando como delegado é muito mais tranquilo e útil).

Ao deputado Jacovós, posso dizer mais diretamente: ‘Meu Irmão: esqueça isso, não faça a maior ‘besteira política’ sua vida, que será licenciar-se do cargo de deputado para assumir a secretaria. Sua promessa foi como provável futuro prefeito. Não queira voltar a ser delegado, sem delegação e atribuições próprias do cargo. 

PS:  Qual o melhor nome para o cargo? Qualquer pessoa com capacidade de gestão, que saiba comandar, não precisa ser delegado, soldado, pode ser um Guarda Municipal ou quem sabe comentarista/especialista em críticas à segurança, que é, precipuamente, obrigação do estado. Jamais, jamais, teremos ‘crime zero’, com alguns querem insinuar, esganando escandalosamente, os incautos integrantes de qualquer máfia no sentido figurado do termo. É tudo busca por ‘laiquinhos’.