Papagaio come milho, periquito leva a fama
Partidos do centrão foram os mais envolvidos nos escândalos, mas a esquerda levou a fama
Voltando a falar de expressões e frases populares, como a da postagem anterior, lembrei dessa, que talvez nem se aplique bem ao caso, que é de partidos mais corruptos.
Lembro que a operação Lava Jato foi deflagrada pela delação do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, indicação do PP, partido progressista, que foi a agremiação partidária com mais políticos envolvidos no chamado escândalo do Petrolão. PMDB, PL, PTB, só para citar os mais envolvidos, do centrão na época, e o PT, que era governo e precisava de governabilidade e teve a sua parcela de culpa, ao aceitar e participar com esquema.
Mas hoje a culpa ficou toda com Partido dos Trabalhadores e poucos se lembram que o PL, hoje de Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto, foi um dos mais encrencados, na época no Ministério dos Transportes. Vejam alguns links abaixo com notícias da época, que mostram o envolvimento desses partidos.
Enfim, como diz o ditado popular: os periquitos (diversos partidos) comeram o milho e o papagaio (PT) e a esquerda, levaram fama. Vamos ser justos, como dizia o general Heleno, se gritar pega ladrão… Não sou defensor do PT, que tem sua parcela de culpa, mas ficar sozinho com a fama de corrupto é injusto, muito injusto.
Links: aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels