Casa da Mãe Joana

Alguém está preocupado em saber o que o povo pensa? Ele já nem se lembra em quem votou nas últimas eleições

Ajustes no orçamento da União? Que beleza! Cortam- se verbas da Educação, da Saúde, das Cidades e se garante um orçamento secreto de um pouco mais de R$ 40 bilhões para um pouco mais de 50 bilhões em 2025.

– Mas a governabilidade…
– Dane-se a governabilidade…
– Ao menos no passado, conseguimos ombrear a transposição do rio São Francisco e agora…
– Agora o que interessa é o dinheiro via repasse obrigatório das emendas de cada legislador e tudo com a maior discrição: um usuário externo assina o requerimento, um congressista apadrinha sem a necessidade de identificação, mesmo porque o bolo não é o suficiente para todos (no tempo do Bolsonaro já era assim) e todo mundo ganha, principalmente o povo com o cartel do asfalto, tratores novos, caminhões, ônibus, ambulâncias e tudo o mais que rende voto. As emendas RP 6 ou PIX garantem repasse direto das verbas impositivas para as nossas bases eleitorais. Finalmente, na prática, já estamos em campanha para a reeleição.

Aplausos, sorrisos, comemorações.
– E o povo?
Alguém está preocupado em saber o que o povo pensa? Ele já nem se lembra em quem votou nas últimas eleições.

Mas a verdade é que o povo mais e mais está se informando sobre os bastidores dessa verdadeira casa da mãe Joana a que transformaram o nosso legislativo. Se um dia, voltarem às ruas, pedindo a volta da ditadura militar, os agentes do retrocesso haverão de ser os próprios agentes eleitos que estão enxovalhando o brilho da democracia.

A


(*) Tadeu  França, ex-deputado constituinte