A política na eleição da OAB

A chapa Pela Ordem 10 seria a preferida do bolsonarismo no Paraná, diz jornal

Reportagem de O Globo, publicada hoje, aponta uma mobilização do bolsonarismo para ampliar espaço na Ordem dos Advogados do Brasil, com sinalizações de apoio fora da advocacia e tentativa de isolar candidatos classificados como “de esquerda”. A matéria cita o maringaense Ricardo Barros, ex-líder do inelegível.

Após uma mobilização bem-sucedida para as eleições do Conselho Federal de Medicina neste ano, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentam emplacar em mais um órgão de representação de classe, a OAB, candidatos com discursos alinhados ao do bolsonarismo. As votações para eleger as novas seccionais da OAB nos 26 estados e no Distrito Federal começaram ontem e vão até o dia 30. A mobilização inclui sinalizações de apoio fora da advocacia e tentativas de isolar candidatos classificados como “de esquerda”, diz a reportagem (aqui, na íntegra, para assinantes).

“Aliados do ex-presidente Bolsonaro reproduziram a politização em outros estados. No Paraná, o vereador Eder Borges (PL) gravou um vídeo em apoio à chapa de Flávio Pansieri, advogado conhecido pela proximidade com o deputado Ricardo Barros (PP-PR), que foi líder do governo Bolsonaro na Câmara [ele encabeça a chapa Pela Ordem 10]. Borges alegou que, das três chapas na disputa, “duas são muito ligadas ao PT”, enquanto a de seu aliado defende “segurança jurídica” e “limitação dos poderes do STF”, diz outro trecho.