Biomédicos recebem homenagens

Conselho Regional promove 4º jantar repleto de atrações; Alep faz sessão solene no dia 25 como tributo aos biomédicos do Estado

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região vai promover o quarto jantar em homenagem aos mais de 5 mil profissionais do Estado. O evento será na sexta, 22, às 19h30, na D House Curitiba (rua José Sikorski, 46, bairro Santo Inácio, Curitiba).

Os convites são individuais, limitados e podem ser adquiridos aqui. O jantar também vai celebrar o Dia do Biomédico – comemorado oficialmente em 20 de novembro – e a profissão, que foi regulamentada pela Lei nº 6.684 de 3 de novembro de 1979, e é uma das mais procuradas em muitas universidades do Paraná, como a UEL e a UFPR.

Atrações e palestras – Além de reunir profissionais e apoiadores num momento de confraternização, o evento vai apresentar as mais recentes conquistas dos biomédicos paranaenses, as ações do CRBM6 para fortalecer ainda mais a categoria, proporcionar a troca de experiências, o networking e a promoção da Biomedicina.

Também haverá as palestras motivacionais do ‘mágico’ Leandro Canova e do biomédico Roberto Figueiredo; mais conhecido como o Doutor Bactéria. Figueiredo ganhou destaque no programa Fantástico, da Rede Globo, com uma série divertida e que falava dos perigos microscópicos que se escondem no cotidiano, esclarecendo dúvidas sobre contaminação de alimentos, higiene, saúde pública e temas correlatos.

Pioneirismo – “O CRBM6 foi pioneiro no Brasil em promover esse encontro para homenagear os profissionais da biomedicina. Desde a primeira edição em 2021, o Conselho já reuniu na capital paranaense centenas de profissionais biomédicos, autoridades, convidados, pesquisadores, professores, estudantes e familiares”, explica o presidente da entidade, Thiago Massuda.

“Esse evento será uma ótima ocasião para compartilhar experiências, estreitar contatos, ativar marcas de empresas e fomentar novos negócios”, destaca a vice-presidente do CRBM6 e organizadora do encontro, Daiane Pereira Camacho.

Iluminações pelo Paraná – O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná está fazendo diversas ações pelo Estado para homenagear os 5.902 mil profissionais.

Em parceria com o CRBM6 Júnior, a Autarquia Federal que tem jurisdição no Paraná já realizou um congresso acadêmico em Curitiba no dia 09/11 para abrir as celebrações pelo Dia do Biomédico (20/11).

Ontem a Câmara Municipal de Cascavel fez uma sessão solene e prestou congratulações aos biomédicos locais e que foram precursores em suas áreas de atuação. A Assembleia Legislativa do Paraná também fará uma sessão solene no dia 25, às 18h, como tributo a todos os biomédicos do Estado.

Hoje, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Cascavel ficará iluminada na cor verde – que representa a esperança, a liberdade, a saúde e a vitalidade – para homenagear os biomédicos.

Em Curitiba, os pontos iluminados serão a estufa de vidro do Jardim Botânico, o Museu Municipal de Arte Portão Cultural, o Museu do Automóvel do Parque Barigui, a Câmara Municipal de Curitiba e o Monumento da Praça 29 de Março. O mesmo gesto também será realizado em Londrina, Maringá e Paranavaí.

“Estamos organizando tudo de forma muito transparente, de modo a honrar nosso lema de trabalho e diálogo”, complementa a vice-presidente do CRBM6, Daiane Pereira Camacho.

A programação completa de eventos pode ser conferida nas redes sociais do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região e também aqui.

Sobre o CRBM6 – O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região é uma autarquia federal com jurisdição no Estado do Paraná.

A entidade é formada por 5.902 profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínicas e ambientais, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.

Foto: CRBM6