Algumas palavras ao Coronel Rodrigues
Ele criou o “Visão de Liberdade”, projeto que uniu duas categorias de pessoas excluídas, pessoas cegas e apenadas
Reproduzo palavras de Maria Angela Bassan, postadas em sua rede social:
‘Nosso carinho e nossa gratidão….
Cel Rodrigues sempre foi reconhecido por sua atuação na área da segurança. Foi diretor da Penitenciária Estadual de Maringá – PEM, e também um dos criadores do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá – Conseg.
Exemplo de ser humano, além da sua dedicação e amor ao próximo deixou um grande legado para pessoas com deficiência visual não só de Maringá, como também do Paraná, do Brasil e até de alguns locais do exterior.
Com uma visão e sensibilidade diferenciadas, Cel Rodrigues foi um dos criadores do “Projeto Visão de Liberdade”, numa parceria entre PEM e CAP-Maringá, trabalho que uniu duas categorias de pessoas excluídas, pessoas cegas e apenadas.
Com o trabalho realizado pelos internos da PEM, os cegos puderam ter acesso a muitos materiais em áudio, braille e relevo. Era a visão de pessoas privadas de liberdade dando liberdade a pessoas privadas da visão. Isso só foi possível pelo olhar generoso e pelo pioneirismo, marcas registradas do trabalho do cel Rodrigues.
Gratidão cel. Rodrigues de todos as pessoas cegas que puderam ter acesso ao conhecimento por meio dos materiais produzidos, de todos profissionais da área da deficiência visual que tiveram um material de excelência para o atendimento aos seus alunos, do CAP/Amacap-Maringá, por todas parcerias e aprendizado que tivemos com o Senhor. Temos a certeza que continuará trabalhando em prol do ser humano, quebrando paradigmas e, em nós, deixando imensa saudades.’
Meu complemento (Akino): Conheci pessoalmente o Coronel Rodrigues em jantar promovido por amigo em comum. Mas o conhecia há muito tempo, pela imprensa, sempre tive dele a melhor impressão como Ser humano. Há dois meses o encontrei num hospital e pela fisionomia percebi que não estava bem de saúde, mas nos cumprimentamos visualmente, demonstrando a simpatia de sempre. Não poderia imaginar a gravidade da doença, que o levaria tão rapidamente de volta ao Mundo Espiritual.
Receba, Coronel Rodrigues, nossas vibrações de paz e desejo de rápida adaptação à nova situação, na continuidade da vida. Solidariedade a familiares e amigos mais próximos e todos que sentirem a falta da sua presença física. E como disse a Maria Ângela, temos certeza que continuará trabalhando em prol do ser humano, pois a vida continua, e ao contrário do que muitos pensam, não há descanso ocioso, quando deixamos o corpo físico.