IAT suspende atendimento
Cartaz comunica recesso de 25 dias no recebimento de animais silvestres
O Instituto Água e Terra decidiu suspender o recebimento de animais silvestres de ontem, 12, até 6 de janeiro, e isso gerou protestos. Na prática, lembram em redes sociais e mensagens de aplicativos, durante quase um mês os animais feridos ou debilitados estarão sem assistência.
“Estamos em plena época de reprodução e de filhotes de muitas espécies, como aves, o que agrava ainda mais a situação. Além disso, a movimentação intensa de fim de ano, com viagens, festas e atividades humanas, pode aumentar os incidentes e acidentes envolvendo a fauna”, lembra um dos textos. A situação é grave porque o IAT tem o dever legal de garantir o atendimento à fauna 24h, conforme previsto no artigo 225 da Constituição Federal.
“A população, por lei, não tem obrigação e nem pode manejar animais silvestres sem autorização dos órgãos competentes. Suspender o atendimento sem oferecer alternativas é negligente e coloca a fauna em risco. A fauna não pode ser abandonada, especialmente em uma época tão sensível. É essencial que o IAT garanta um plano de contingência para atender os animais feridos ou em situações de vulnerabilidade, sem transferir essa responsabilidade para a população”. A mobilização é para que haja pressão para que medidas urgentes sejam tomadas “e a proteção à fauna seja tratada com a seriedade que merece”.