Tiago Amaral leva experiência da Assembleia para administrar Londrina

Eleito prefeito da segunda maior cidade do Estado, ele avaliou os 10 anos em que esteve no Parlamento Estadual

Após 10 anos como parlamentar, o deputado Tiago Amaral (PSD) deixa a Assembleia Legislativa do Paraná para assumir o cargo de prefeito de Londrina, na região Norte do Estado. Amaral foi eleito no segundo turno, como mais de 140 mil votos. Para o deputado, a convivência com os colegas e aprendizado no Legislativo serão de grande valia para administrar a segunda maior cidade do Paraná a partir do dia 1° de janeiro de 2025, quando toma posse.

“Foi uma honra servir o povo paranaense na Assembleia nesses 10 anos. Foi um grande trabalho conquistando recursos e obras para dezenas de municípios, especialmente Londrina, além de projetos de lei importantes para o Paraná. Sempre acreditei que política não se faz sozinho, mas com união e propósito. Levo da Assembleia e da convivência com meus colegas parlamentares as melhores lembranças e um aprendizado valioso”, afirmou.

O parlamentar também comentou a relação da Assembleia com a prefeitura de Londrina e os desafios para os próximos quatro anos. “Agora, com a confiança do povo de Londrina, começo esse novo desafio. As portas da nossa Prefeitura estarão abertas aos amigos parlamentares, a quem também peço a ajuda e o apoio para que, juntos, possamos seguir fazendo o melhor por Londrina e todo o Paraná”, disse Tiago Amaral.

Reeleito deputado estadual em 2022, Tiago Amaral (PSD) está no terceiro mandato. Atualmente, ele é presidente da principal comissão da Assembleia Legislativa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Formado em Direito, Amaral atuou como advogado, com foco em Gestão Pública e Direito Público. Foi Controlador-Geral do Paranacidade, instituição responsável por políticas que estimulam o desenvolvimento dos municípios. Assumiu o cargo de deputado estadual em janeiro de 2015.

Mudança – A composição da Assembleia Legislativa do Paraná será alterada com a eleição do deputado Tiago Amaral em Londrina. O segundo suplente, o ex-deputado Wilmar Reichembach (PSD), deverá assumir o cargo a partir de 2025. Isso porque o primeiro suplente, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), já ocupa vaga no parlamento na cadeira de Márcio Nunes (PSD), que atualmente é secretário de Estado do Turismo. Com a ida de Amaral para a prefeitura de Londrina, Bazana assume definitivamente o mandato na Casa, deixando a primeira suplência para Reichembach.

Já quem assume o comando da CCJ a partir de 2025 é o atual presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD). Ele foi eleito presidente da Comissão mais importante do Parlamento estadual durante reunião realizada em 10 de dezembro. Traiano, que assume o novo cargo só a partir de fevereiro de 2025, recebeu a maioria absoluta dos votos dos membros do novo colegiado, formado por 13 parlamentares. Até o final de janeiro, Traiano exerce a presidência da Assembleia, quando encerra seu quinto mandato no cargo. Ele será sucedido pelo deputado Alexandre Curi (PSD), atual primeiro secretário, já eleito presidente para o biênio 2025-2027. Os novos membros da CCJ só tomam posse em fevereiro.

Os novos deputados só devem assumir os cargos no início de janeiro de 2025, quando os novos prefeitos tomam posse como Chefes dos Executivos em seus municípios. Além de Tiago Amaral, os deputados Marcelo Micheletto (PL) e Douglas Fabrício (CDN) foram eleitos prefeitos de Assis Chateaubriand e de Campo Mourão, respectivamente. (Thiago Alonso/Alep)

Foto: Orlando Kissner/Alep