Ícone do site Angelo Rigon

Fraude: mais um vereador eleito cassado

Candidatura fictícia anulou votos do Podemos, que perde vereador eleito em Castro

De Thiliane Leitoles e Millena Sartori, no G1:

A Justiça Eleitoral cassou a candidatura e os direitos políticos do vereador eleito Jovenil Rodrigues de Freitas (foto), do Podemos de Castro, nos Campos Gerais do Paraná. Os votos dele e de outros candidatos do Podemos foram anulados por fraude à cota de gênero.

Com a decisão, o quociente eleitoral será recalculado, o que pode mudar a composição da Câmara Municipal de Castro. A ação foi movida pelo candidato a vereador Antônio Levi Napoli Pinheiro e pelo Partido da Renovação Democrática.

“Candidatura fictícia” – A juíza eleitoral Adriana Paiva considerou que a candidatura a vereadora de Maria Cristina Pereira foi fictícia, para cumprir a cota de mulheres candidatas.

A investigação revelou que Maria Cristina não realizou campanha efetiva, não obteve votos e teve pouca movimentação financeira no período de campanha.

O documento da ação também aponta que a mulher nem mesmo votou nas eleições 2024 e pagou multa por ausência em 17 de outubro (leia mais). Em Maringá o Podemos elegeu dois vereadores e também enfrenta acusação de suposta fraude na cota de gênero.

Foto: Redes sociais

R

Sair da versão mobile