Não vou mais ‘descê pra BC’

“Não dá para andar nas calçadas de tanto turista! Hotéis, lojas e restaurantes lotados. Faltam trabalhadores para atender as demandas do comércio local”

Houve uma época em que o sonho da maioria dos colegas do Banco do Brasil era formar um pé de meia, comprar um AP em Balneário Camboriú, para as férias, e lá morar definitivamente depois de se aposentar.

Muitos conseguiram, mas alguns estão arrependidos, pelo menos é o que conta um colega, que postou em sua rede social, um texto, relatando ‘o drama’, em mais um governo do PT. Eis o texto que foi escrito como um ‘desabafo’, no último 31 de dezembro:

‘Faço aqui, neste último dia de 2024, um relato do desencanto de tantos brasileiros que se mudaram para Balneário Camboriú com a pretensão de viver com calma e tranquilidade a aposentadoria.

BC é uma cidade tranquila, mas, historicamente, na temporada, altera-se muito a dinâmica da cidade por conta do afluxo de turistas. Após o glorioso golpe que colocou Temer no governo, muitos pobres voltaram à miserabilidade de onde não teriam saído se não fossem as políticas públicas dos governos do PT (2003 a 2016).

A partir de 2016, com o PT fora do governo, a situação aqui na cidade melhorou muito! Diminuiu muito o movimento dos turistas, muitas lojas e restaurantes fecharam, então era bem mais fácil caminhar pelas calçadas e andar de carro pelas ruas. E era fácil conseguir uma diarista para limpar nossas casas. Uma beleza! Desfrutamos desse sossego até o fim do governo Bolsonaro.

Balneário hoje lembra muito aquela Balneário de quando me mudei para cá em 2013. Não dá para andar nas calçadas de tanto turista! Hotéis, lojas e restaurantes lotados. Faltam trabalhadores para atender as demandas do comércio local.

Desde cedo, os mercados estão com filas. E não é para comprar osso ou pé de galinha como nos bons anos do Bolsonaro. Gente que você vê que é pobre está comprando sobrecoxa, coxinha de asa, pernil de porco, lombo. Vê se pode!! De que adianta eu ter um Renagade seminovo se tenho que ficar do lado de um Fiat Uno, um Golzinho ou um C3 parado nos engarrafamentos?

As praias estão lotadas de gente feia e feliz! Riem, se divertem, como se estivessem zombando dos moradores daqui! É fácil notar que grande parte desse pessoal que se esparrama alegre pela praia são pobres que agora, com o governo do PT, conseguem curtir as férias por aqui. E pior, cantando o refrão surrupiado do hino dos agroboys bolsonaristas!! “Nois vai descê…” É um escárnio!!

É duro aceitar, mas a realidade é que, no mar da acolhedora e agora ampliada Praia Central de BC, os coliformes fecais dos pobres se misturam promiscuamente com os coliformes fecais dos ricos!

A previsão é que continue esse descalabro até o final desse desgoverno do PT, pois o desemprego em 2024 atingiu o menor índice desde 2012 e o PIB este ano deve crescer mais que em 2023. Qualquer trabalhador agora pode alugar um Airbnb e festejar a virada do ano.

Nossa esperança é que a temporada de 2027/2028 volte a ser tranquila como no tempo do Bolsonaro. Mas, para isso, precisamos trazer de volta alguém da extrema-direita ao governo para nos devolver a Balneário Camboriú que desejamos.

Para isso, temos que nos juntar: fazendeiros, motoristas de caminhão, empresários, motoristas de táxi, jovens alienados, militares, velhos equivocados, neofascistas e neonazistas, ou seja, forças políticas com o mesmo nível de discernimento ideológico e sensibilidade social para voltarmos a ter o sossego que já caracterizou a Dubai brasileira.

Desejo que tenhamos um 2025 com a economia no mesmo nível do governo de Bolsonaro, senão teremos que suportar novamente, no próximo Reveillon, esses pobres felizes indo para a praia carregando um isopor cheio de cerveja!’

Meu comentário (Akino): Talvez haja um certo ‘exagero irônico’ no texto do colega de BB, que é petista, certamente tão antibolsonarista como eu, que não me considero nem de esquerda, pelo menos a radical, muito menos de direita e tenho horror à extrema direita.

Não acredito que esteja tão bom  para os pobres, como sugere, mas nem de longe tão ruim como postam os radicais bolsonaristas.

Por via das dúvidas, ‘não vou mais descê pra BC’ nessa alta temporada.

Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú