Na capital dos lókis…
O maior Data Center da América Latina, em SP, gera 200 empregos diretos; o de Maringá, contaram semana passada, vai gerar 2 mil. Quem acredita levanta o dedo
Observação (importantíssima) de um leitor:
Consta que o Data Center de Inteligência Artificial (IA) de Maringá gerará 2 mil empregos diretos. Um dado curioso pois enquanto a IA tira empregos em todo planeta em Maringá gerará milhares de empregos.
Apenas para efeito comparativo, o Data Center de Vinhedo (SP), com área construída de 25 mil metros quadrados e considerado o maior da América Latina, gera apenas 200 empregos diretos.
Outro detalhe que chama a atenção é a fala do CEO da empresa RT-One, Fernando Palamone, ao explicar a escolha por Maringá. Segundo ele, Maringá foi escolhida por conta da capacidade de fornecer “água e energia” para rodar o Data Center. Energia, tudo bem, afinal por Maringá passam as torres de transmissão de Itaipu. Mas, água??? Como se sabe, Datas Centers precisam de milhões de litros de água anualmente para manter o resfriamento das máquinas.
O rio Pirapó, responsável por 80% do abastecimento de água em Maringá (o restante advém de poços artesianos), vive enfrentando problemas de abastecimento causados por enchentes e falta de energia.
Foto: TheDigitalArtists/Pixabay