Mutirão intermunicipal contra a dengue

No dia 7 ao menos cinco cidades da microrregião farão limpeza de forma voluntária
Maringá, Sarandi, Marialva, Paiçandu e Mandaguaçu farão uma atividade inédita até agora: vão se mobilizar contra a proliferação do mosquito da dengue. A ideia, do prefeito de Sarandi, De Paula (PSB), e do secretário de Limpeza Urbana de Maringá, Vagner Mussio, foi discutida hoje pela manhã na Prefeitura de Maringá.
Ficou definido que o mutirão reunirá voluntários de várias entidades e também servidores públicos municipais. A mobilização acontecerá também nos limites das cidades, como forma de evitar a proliferação do Aedes aegypti. Cada secretaria de Saúde possui relatórios com os bairros com maior número de casos e onde deve ser focada a limpeza.
Para se ter uma noção do que motiva o mutirão, do qual possivelmente também vá participar Mandaguari, no Parque São Pedro, em Sarandi, que faz limite com o Jardim Bertioga, em Maringá, o Lira é de 4.1, considerado muito alto. O Levantamento Rápido de Índices para o mosquito é um método para obtenção rápida de indicadores entomológico e permite conhecer a distribuição do vetor.
O Sistema Lira/LIA auxilia as analises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos), Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) visando a otimização e direcionamento das ações de controle do mosquito, além de facilitar a delimitação de áreas de risco entomológico, permitir a avaliação de metodologias de controle e contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para a população.
Foto: Arquivo