Prefeitura irá aos beneficiários do Bolsa Família em Maringá oferecer empregos

A Prefeitura de Maringá copia ideia de Bento Gonçalves e irá de casa em casa dos assistidos em situação de vulnerabilidade social

Ontem, na reunião da Amusep, o prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), confirmou que a cidade adotará o projeto da Prefeitura de Bento Gonçalves (RS), que obriga o município a ir atrás de beneficiários do Bolsa Família para oferecer empregos. O prefeito daquela cidade, Diogo Siqueira, viralizou nas redes sociais ao apresentar a proposta, em outubro do ano passado. Há 14 dias Barros II reuniu-se remotamente com Siqueira para conhecer detalhes da ideia.

Aqui, segundo adiantou aos prefeitos, a Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais ou a Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa será a responsável por oferecer empregos aos integrantes de famílias em vulnerabilidade social. A secretaria escolhida acompanhará mais de perto os beneficiários, ofertará encaminhamento para vagas de emprego a quem está apto a trabalhar, fiscalizando a destinação correta de recursos do programa, que é do governo federal.

O prefeito de Maringá disser que o município vai “garantir o acesso das pessoas a oportunidades de emprego, incentivando o ingresso no mercado de trabalho, e também atenderemos as empresas que precisam de mão de obra. O projeto proporciona oportunidades a quem pode trabalhar e garante o bom uso do dinheiro público, direcionando o Bolsa Família para outras pessoas em situação de vulnerabilidade social”.

“Nossas equipes vão de casa em casa para buscar as pessoas e oferecer empregos por meio de parcerias firmadas com algumas empresas. Mostramos a importância do ingresso no mercado de trabalho e colocamos o trabalho como a melhor ferramenta social”, afirmou o prefeito de Bento Gonçalves. O município disponibiliza lista mensal com todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no Portal da Transparência, o valor discriminado na relação consiste no total recebido pela família no mês de referência.

A relação de cadastrar beneficiários do Bolsa Família, função do município, é feita presencialmente nos centros de referência da assistência social (Cras), ou no posto de atendimento do Cadastro Único Setor Responsável pelo Programa Bolsa Família. Em Maringá o repasse com Bolsa Família em janeiro foi superior a R$ 8 milhões, atendeu 12.085 famílias e a lista dos beneficiários pode ser conferida aqui.

Foto: Arquivo