Ícone do site Angelo Rigon

Cabaré na Concha e Cortejo Filo Folia fazem pré-carnaval gratuito em Londrina

Na quinta-feira (6), às 18h, o Cortejo Filo Folia percorre o Calçadão; em seguida, às 20h, haverá o show “Samba na Padaria convida Silvia Borba” na Concha Acústica

 população de Londrina poderá desfrutar, gratuitamente, de eventos de pré-carnaval que prometem muita diversão para o público de todas as idades. Nesta quinta-feira haverá dois eventos ao ar livre que integram a edição especial fora de época do Festival Internacional de Londrina, que acontece de 6 a 16 de fevereiro. Às 20h, a Concha Acústica (rua Piauí, 130, Centro) receberá o Cabaré na Concha com o show gratuito “Samba na Padaria convida Silvia Borba”. A classificação indicativa é livre.

O Samba da Padaria é formado por dez músicos de Londrina. O grupo carrega com orgulho a bandeira do samba raiz como forma de resgatar e difundir essa grande referência da cultura brasileira, que celebra a história e as tradições do país. No show preparado para o Filo, o Samba da Padaria convida Silvia Borba, cantora pernambucana radicada em Londrina e que há mais de 20 anos atua no cenário musical da cidade.

Antecedendo o show, às 18h, haverá o Cortejo Filo Folia, com concentração no Calçadão (em frente ao Banco do Brasil), e que terá como atração principal o Cordão da Vila Brasil. O cortejo vai trazer marchinhas e canções clássicas de Carnaval e contará com a participação de grupos e projetos de cultura, celebrando a diversidade cultural da cidade. O evento é voltado para pessoas de todas as idades e de todas as regiões, e os participantes estão convidados a vestirem fantasias carnavalescas e adereços. Às 19h, o cortejo seguirá até a Concha Acústica, onde acontecerá o show “Samba na Padaria convida Silvia Borba”, às 20h.

Esta edição do FILO é realizada pela Usina Cultural, com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, e tem apoio da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. A coordenação geral é de Alex Lima e a coordenação artística, de Luiz Bertipaglia.

O presidente da Usina Cultural e coordenador-geral do Filo, Alex Lima, ressaltou que a programação do Cabaré e do Cortejo retoma os eventos de rua em Londrina. “O Cabaré, acontecendo na Concha Acústica, representa uma oportunidade de valorização dos artistas de Londrina, que é rica no movimento cultural musical, e do centro de Londrina. Estes eventos serão um aquecimento para o Carnaval e convidamos todos os londrinenses a participarem, pois será uma festa muito bonita, tranquila e segura”, disse.

Segundo ele, o Cortejo Filo Folia será como um bloco de Carnaval. “Este bloco carnavalesco será conduzido pelo Calçadão. Faremos uma pequena parada em frente ao Teatro Ouro Verde, de celebração, e seguiremos até a Concha Acústica, onde se finaliza o bloco e começa o show com o grupo Sampa da Padaria, com a convidada Silvia Borba, essa cantora maravilhosa. Os cortejos teatrais são clássicos, muitos grupos de rua fazem estes cortejos, no Rio de Janeiro, São Paulo, e outros locais, e é uma grande festa. Colocamos o cortejo com o Cordão da Vila Brasil, como um bloco carnavalesco, terminando com o Samba da Padaria com a Silvia Borba para celebrar, festejar e iluminar os caminhos que a cultura de Londrina vai trilhar”, destacou.

Em caso de chuva, as apresentações ao ar livre poderão ser transferidas e os novos locais serão informados pelas redes sociais do festival e da Usina Cultural. O perfil no Instagram do festival é o @filooficial_ e da vila é  @usina_cultural.

Programação completa – Esta edição do Filo reunirá 11 dias de programação com espetáculos e shows locais em teatros e ao ar livre. Haverá apresentações gratuitas e eventos pagos, cujos ingressos podem ser adquiridos na Plataforma Sympla. A programação detalhada está disponível no site filo.art.br. (Dayane Alberque/PML)

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile