Infração gravíssima
Enquanto alguns dão mau exemplo, outros mostram preocupação e respeito com os idosos
Pessoal pede que agentes da Semob passem de vez em quando na frente da Câmara de Maringá. A vaga de estacionamento público para idoso está invariavelmente ocupada por gente que não é idosa e ocupa cargo comissionado no Legislativo.
Estacionar em vaga de idoso sem a credencial de estacionamento é uma infração gravíssima, prevista no Código de Trânsito Brasileiro. A multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH e possibilidade de recolhimento do veículo.
A falta de respeito às normas do trânsito talvez não acabe, mas sobre o assunto é interessante o projeto apresentado pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly (Pode), que eleva para 15% o número de vagas destinados a idosos, inclusive em áreas privadas de estacionamento e no transporte coletivo.
Hauly explica que esse projeto de lei está fundamentado em dois fatores principais: o envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida no país. “Acredito que a aprovação dessa proposta irá contribuir para melhorar a inclusão social, a acessibilidade e a dignidade da pessoa idosa no Brasil”, justificou Hauly.