Ministério Público faz palestra para gestores municipais no Paraná Mais Cidades

A equipe da instituição destacou as diversas formas de prevenção que os prefeitos podem adotar para não terem problemas em suas gestões. O procurador de Justiça, Maurício Kalache (foto), reafirmou o papel do MP não somente como fiscalizador dos poderes, mas também como parceiro
Ontem, durante o evento Paraná Mais Cidade, em Foz do Iguaçu, representantes do Ministério Público do Paraná ministraram juntos a palestra “Poder Executivo e Ministério Público: parcerias possíveis”, sobre a importância da colaboração entre as instituições para garantir uma gestão eficiente, transparente e participativa. O procurador de Justiça Maurício Kalache, que atuou em Maringá, destacou as diversas formas de prevenção que os prefeitos podem adotar para não terem problemas em suas gestões. Ele reafirmou o papel do Ministério Público não somente como fiscalizador dos poderes, mas também como parceiro na busca por medidas que permitam o exercício da função de forma adequada.
“O Ministério Público tem a responsabilidade de fiscalizar, mas também de ajudar para que a gestão ocorra de forma mais transparente, atendendo sempre o interesse público”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público. Também participaram da palestra o promotor de Justiça Joel Carlos Beffa, e a promotora de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena, que coordena os núcleos regionais do Norte Pioneiro do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema).
A promotora Kele Cristiani e o promotor de Justiça Joel Carlos Beffa ressaltaram a relevância do diálogo sobre as boas práticas de governança e destacaram áreas críticas que precisam ser constantemente monitoradas, como licitações, nomeações de cargos e combate ao nepotismo. Os palestrantes apresentaram exemplos de situações que exigem a intervenção do MPPR e fizeram recomendações administrativas em relação a áreas sensíveis da administração pública, como quadro de servidores, patrimônio e estrutura administrativa. “É essencial trabalhar com uma gestão pública que respeite princípios como a legalidade, a moralidade e a eficiência”, disse a promotora Kele Cristiani.
APOIAR OS GESTORES – Em suas falas, tanto o procurador quanto os promotores enfatizaram o compromisso do MPPR com a democracia e com o fortalecimento das instituições públicas. Kalache destacou que o papel do Ministério Público não é criminalizar a política, mas apoiar os gestores na execução de suas responsabilidades, buscando sempre a satisfação e o bem-estar da população. “Queremos que os gestores acertem, atendendo aos interesses da comunidade, para que a gestão pública seja cada vez mais eficiente”, declarou.
Kele Cristiani também reforçou a presença do MPPR como defensor do regime democrático e da transparência em todos os níveis de governo, destacando a atuação constante do órgão em todos os pleitos eleitorais para garantir que o processo democrático seja respeitado e preservado.
O promotor de Justiça Marcelo Salomão Czelusniak, que atua na área de defesa do Patrimônio Público, também participou do evento.
Controla Paraná – O MPPR também participou da abertura da Assembleia Geral dos Integrantes do Controla Paraná, que reúne controladores internos e agentes de controle dos municípios paranaenses. Na ocasião, Kalache reafirmou o apoio integral à organização e reestruturação das controladorias internas, destacando a necessidade de preenchimento de cargos aos servidores efetivos, permanente capacitação e da importância do fórum permanente das controladorias internas mantido pelo projeto Controla Paraná, concebido pela Controladoria Geral do Estado. (C/AEN)
Foto: Roberto Dziura Jr./AEN