No Paraná, Maringá tem a segunda população com diploma de graduação

Cidade Canção só perde para Curitiba no percentual de habitantes com ensino superior
Maringá, onde 30,56% da população possui diploma de graduação, figura na segunda colocação do ranking paranaense, atrás apenas de Curitiba (33,86%). Londrina, segundo maior cidade do estado, tem 27,78%, terceiro lugar no ranking, feito a partir dos dados do Censo Demográfico 2022. A informação é de Simoni Saris, na Folha de Londrina.
De acordo com os números, entre as cidades paranaenses onde há maior percentual de habitantes com ensino superior, 16 estão na área de influência de Londrina (do Norte Pioneiro até o Vale do Ivaí). Nessa região, Londrina tem a maior parcela de pessoas com diploma universitário, totalizando 27,78%, índice que a coloca na terceira posição do ranking estadual, seguida de Cornélio Procópio (24,01%)
A reportagem indica que há uma descentralização do ensino superior no Brasil. A área intermediária de Londrina abrange desde o Norte Pioneiro até o Vale do Ivaí. Entre os 16 municípios dessa região, Londrina tem a maior parcela de pessoas com diploma universitário, totalizando 27,78%, índice que a coloca na terceira posição do ranking estadual, seguida de Cornélio Procópio (24,01%)
Maringá, sempre apontada como polo universitário, aparece no recorte Noroeste junto com Cianorte, Umuarama e Campo Mourão, que mostram uma expansão da educação terciária acompanhada por um processo de desconcentração do ensino superior no Brasil. Leia mais.
Foto: Arquivo/UEM