Conscientização sobre o autismo

Instituição de Mandaguari promove a 3ª Semana de Conscientização Sobre o Autismo, que neste ano terá como tema o combate ao bullying e ao capacitismo

A Associação dos Familiares e Autistas de Mandaguari vai promover, entre os dias 1º e 5 de abril, a 3ª Semana de Conscientização sobre o Autismo. Com ciclo de palestras, distribuição de informativos e caminhada, o evento terá como tema central o combate ao bullying e ao capacitismo.

A presidente da Afam, Josiane Pires Viana, explica que o foco da mobilização deste ano gira em torno de temas atuais, que ocorrem diariamente em espaços públicos e privados. “São recorrentes as denúncias que recebemos de autistas e familiares sendo submetidos a situações constrangedoras. Isso nos motivou a colocar esses temas em evidência para a sociedade mandaguariense”, afirma.
De acordo com a presidente, ao levantar essas questões, a associação pretende despertar nas pessoas a consciência sobre as consequências que determinados comportamentos ou palavras trazem para a vida de um autista e seus familiares. “Infelizmente ainda convivemos com gente que desmerece a capacidade das pessoas especiais, as maltratam nos ambientes escolares, as ignoram nos espaços sociais e menosprezam suas habilidades no mercado de trabalho”, ressalta.

No primeiro dia de atividades haverá uma palestra sobre o bullying no ambiente escolar, um problema que afeta grande parte das crianças e adolescentes autistas. Quem falará sobre o assunto será a doutoranda em Educação, Rosa Maria Rodrigues Barros.

A palestra do segundo dia será sobre o capacitismo no mercado de trabalho e outros espaços sociais, outra questão que traz fortes impactos na vida dos portadores do transtorno espectro autista e de seus familiares. Este tema será abordado pelo doutor em educação, Reginaldo Peixoto.

No encerramento, dia 5 de abril, uma caminhada de conscientização que percorrerá a avenida principal de Mandaguari, entre as praças Bom Pastor e Independência. Em paralelo, de 1º a 4, a Afamdistribuirá em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Mandaguari, uma revista em quadrinhos que fala sobre o bullying sofrido por crianças e adolescentes autistas. Em formato de mangá (gênero de quadrinhos de origem japonesa), o material foi elaborado por um jovem autista de 17 anos, que se inspirou nas próprias experiências para criar a história e transmitir a mensagem. Confira a programação:

Ciclo de Palestras “O conhecimento no combate ao bullying e ao capacitismo”
Local: Auditório do Sicredi – Rua Renê Táccola, 594 – Centro – Mandaguari.
Dia 1º/04
18h30: Credenciamento
19 horas: Abertura
19h30: Palestra “O bullying escolar” – Rosa Maria Rodrigues Barros
Dia 2/04
19 horas: Palestra “O capacitismo no mercado de trabalho e outros espaços sociais” – Reginaldo Peixoto
“O papel do pediatra no autismo”
Dia 5/04
Caminhada de conscientização
9h30: saída da Praça Bom Pastor
Realização:
Associação dos Familiares e Autistas de Mandaguari

Apoio: Aurora Coop; Sidnei Chiquinho; Dra. Ariane Rodrigues Borges; Economy Print; Eduardo Miranda; Golden Night; Instituto Áquila; Itiban Embalagens; Lavisk Farma & Beaut; Lions Internacional; Livth Imobiliária; MD Imóveis; Nigel Uniformes; Portal Agora; Proenci Fotografia; Romagnole; Sanepar; Santa Alice Loteamentos; Secretaria Municipal de Educação; Semiótika Comunicação; Sicredi; Sindicato dos Bancários; Tecnograf, vereador Alécio.

Foto: Tara Winstead/Pexels