Falta de decoro ou de couro?


Exige-se uma postura decorosa de vereadores, e por isso até a vestimenta é especial
Numa Câmara Municipal de cidade como Maringá, sobretudo, exige-se uma postura decorosa de seus membros, principalmente durante as sessões públicas, e por isso até a vestimenta é especial (terno e gravata para os homens e traje sóbrio para as mulheres), salvo engano. Há palavras que têm sentido, são sem sentido e possuem duplo sentido. Por exemplo: chamar alguém de ‘viado’ era muito comum nos anos 60 e poderia ser ofensiva, carinhosa, sem sentido. Outra palavra que meu pai, que praticamente não pronunciava palavrões, usava é ‘corno’, e não nenhuma conotação que se aplica hoje em dia. Ele usava para xingar, ou brincar alguns (aquele corno’ marcou de vinha e não veio), mas é um ‘corno’ mesmo (corno véio’).
Outra expressão, na verdade um verbo, que é muito empregado é o ‘f* der’, do qual derivam expressões como ‘f* da’, ‘f* dido’, e um xingamento: vai se ‘f*uder’. O significado do verbo e a palavra ‘f* da’, todos sabemos é de relação sexual, que em princípio deve ser algo prazeroso, nada ruim, mas o machismo de antigamente, especialmente, transformou-a num sentido, muitas vezes de estupro, de ‘catracada’, ‘arregaçar’ (lembro que as primeira relação de um casamento era chamada de ‘deflorar’, e fala-se que a mulher deveria apresentar o lençol com sangue para provar a virginidade. Ao homem caberia entrar com tudo, arregaçar mesmo. Talvez tudo isso se explica o uso da expressão, ‘vai se f*der’,
Sabe-se que em determinada câmara de vereadores um edil teria, usando a tribuna, se dirigido ao um colega e dito algo assim, como: escuta viado’. Outro teria dito baixinho e o ‘áudio vazado’: ‘vaí se f*der’.
Seria falta de decoro? Se fosse bem antigamente, alguém poderia dizer que ser, ‘falta de couro’, que era uma expressão usada pelos nossos pais: vou te dar um co(u)ro. Quantos couros levei, muito sem merecer, acredito. Mas penso que não fiquei traumatizado. Leia, releia com atenção e pense ‘f*da’ é bom e f*der não pode ser xingamento e ninguém pode se ‘f*der’ (sozinho (a) sempre haverá necessidade de dois. Espero que os dois vereadores ‘não se f*dam’, aprendendo a ter decoro e não precisem de couro do eleitor na próxima eleição.
Foto: Reprodução
*/ ?>
