Uma boa ideia

Comissão do Vestibular Unificado da UEM poderia adotar livro de maringaense Oscar Nakasato (foto)

Leitor propõe que uma campanha para que a Comissão do Vestibular Unificado da Universidade Estadual de Maringá adote uma ideia, tal qual a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp): que o livro Nihonjin, do maringaense Oscar Nakasato, componha a lista de obras de leitura obrigatória para o vestibular.

A Comissão de Processo Seletivo de Vestibular (CPSV) da Universidade Estadual do Norte do Paraná divulgou em edital a lista de obras de leitura obrigatória para o processo seletivo Vestibular Uenp 2025. Assim como nos anos anteriores, a lista de livros para o vestibular manteve o número de cinco obras. Além da obra de Oscar Fussato Nakasato, 61, serão apreciadas Sinfonia da Vida, de Helena Kolody; Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri; Seminário dos ratos, de Lygia Fagundes Telles; e Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior.

O romance Nihonjin, de 2011, trata da experiência e da experiência de uma família nipo-brasileira e ganhou o Prêmio Jabuti. Nakasato cursou letras na UEM, fez mestrado em Teoria da Literatura e doutorado em Literatura Brasileira, na Universidade Estadual Paulista. Ele reside em Apucarana.