Deus brasileiro, papa maringaense?

Mônica Bergamo revela que ex-arcebispo de Maringá pode ser a zebra do conclave no Vaticano
Em sua coluna de hoje na Folha de S. Paulo, a jornalista Mônica Bergamo escreve sobre o que poderia ser uma “zebra verde e amarela” no conclave que escolherá o sucessor do papa Francisco.
Ela obteve a informação de que o cardeal dom João Braz de Aviz, que veio de Apucarana para ser bispo por 14 meses em Maringá e daqui seguiu para assumir a Arquidiocese de Brasília, pode emplacar como papa. Ele era um dos cardeais mais próximos de Jorge Mario Bergoglio, com quem assistia jogos de futebol, dom João Braz de Aviz é da linha progressista da Igreja.
“As apostas de religiosos brasileiros recaem sobre dom Aviz porque ele, em primeiro lugar, conheceria a Cúria como se fosse a sua própria casa, e melhor do que muitos dos cardeais que são agora apontados como favoritos no conclave. Como a sombra do papa Francisco, nessa mesma análise, vai parar por muitos anos sobre a Igreja Católica, mas enfrenta resistência da ala conservadora, ele seria o nome certo para manter o legado do pontífice – sem promover novos avanços”, comenta.