Leilão de touros Nelore encerra prova de 90 dias com premiação dos campeões

Evento reuniu criadores, técnicos, compradores e representantes da cadeia pecuária regional

A Sociedade Rural de Maringá promoveu o Leilão de Touros Reprodutores da raça Nelore, encerrando oficialmente a 3ª edição da Prova de Ganho de Peso, um dos momentos mais aguardados da programação técnica da Expoingá 2025.

O evento reuniu criadores, técnicos, compradores e representantes da cadeia pecuária regional. Ao todo, 35 touros Nelore reprodutores foram ofertados em pista após 90 dias de avaliação intensiva de desempenho.

O público acompanhou a premiação dos animais de maior destaque na prova, que envolveu critérios como ganho médio diário de peso, ultrassonografia de carcaça, marmoreio, e conformação racial.

“Essa prova é uma vitrine da genética nacional. Durante três meses, os animais ficaram em condições iguais de manejo e alimentação, mostrando quem realmente entrega desempenho no campo. E hoje encerramos com chave de ouro o leilão desses reprodutores”, destacou o organizador do leilão Devair Bortolato, conhecido como Peninha.

Prova de 90 dias e nutrição de precisão – A prova começou em 20 de fevereiro, com os animais passando por 15 dias de adaptação, já que vieram de sistema de pasto. Após esse período, os 33 touros passaram a ser alimentados com dieta controlada, além de silagem de milho.

“Os animais nunca haviam comido ração antes. Foram se adaptando e, ao longo dos 90 dias, ajustamos a dieta conforme o peso corporal, saindo de 1,2% até 1,8% do peso vivo em ração, sempre com silagem à vontade. Tivemos animais ganhando até 2,7 kg por dia. Essa é a união perfeita entre genética e nutrição”, ”, explicou o zootecnista Luiz Henrique Morelli Pangoni, responsável técnico pela alimentação.

Premiação dos campeões da Prova de Ganho de Peso – Durante o evento, os animais com melhor desempenho na prova foram reconhecidos com troféus e flâmulas. Confira os destaques:

1º lugar – PGP Nelore Ouro:
Animal: Laban
Proprietário: Afrânio Brandão

2º lugar – PGP Nelore Prata:
Animal: UT da Campestre
Proprietário: Paulo Vissone
Representante: João Gomes

3º lugar – PGP Nelore Bronze / Melhor Fêmea:
Animal: Ana Mu
Proprietário: Afrânio Brandão
Representante: Alexandre Andretta

4º lugar:
Animal: FNPM 7978
Proprietária: Ana Maria Garcia Andretta
5º lugar – Melhor Carcaça:
Animal: NWP 2906
Proprietário: Ricardo Pulzatto (Santa Fé)
Premiação: Frâmula e troféu especial

5º lugar (empate):
Animal: Farizeu
Proprietário: José Antonio Aguilo
Representantes: Jair e Padu

6º lugar:
Animal: Apolo
Proprietário: Luiz Carlos Guilhermete (Marialva)
Representante: Luizinho (filho)