Câmara tenta justificar mudança

Diretor de Comunicação emite nota sobre mudança de identidade visual da TV Câmara, que a maioria da mesa diretora do Legislativo de Maringá não tinha conhecimento; a anterior era baseada nas cores da bandeira da cidade, criação de Reynaldo Costa (foto)

Ricardo Lucena, diretor de Comunicação Social da Câmara Municipal de Maringá, emitiu nota para justificar a troca das cores da bandeira da cidade pela cor azul PP conforme divulgado hoje na identificação visual da TV Câmara, sem conhecimento da mesa diretora, segundo relato da vereadora Ana Lúcia Rodrigues (PDT). Justificativa para alteração da cor da logomarca da TV Câmara Maringá

“A alteração da cor da logomarca da TV Câmara Maringá integra o processo de atualização da identidade visual institucional, alinhado à nova paleta de cores definida pela equipe de comunicação da Câmara Municipal. Essa atualização visa garantir maior padronização, modernidade e coerência estética em todos os materiais e canais oficiais de comunicação.

A nova combinação de cores azul e branca foi adotada com base em critérios técnicos e simbólicos. O azul transmite seriedade, confiança, estabilidade e transparência, valores que refletem o compromisso da TV Câmara com a informação pública e o interesse coletivo. Já o branco representa clareza, imparcialidade e abertura ao diálogo, reforçando a missão institucional de promover o acesso à informação de forma ética e acessível.

Ressaltamos que a mudança não possui qualquer conotação político-partidária. A adoção da nova paleta de cores não teve por objetivo se aproximar ou remeter a qualquer identidade de partido político, sendo resultado exclusivamente de uma proposta de comunicação visual mais coesa e representativa dos princípios da Câmara Municipal de Maringá.

Por fim, embora a logomarca anterior em vermelho e branco se inspirasse na bandeira do município, a nova identidade mantém o respeito aos símbolos oficiais, enquanto fortalece a presença institucional da TV Câmara nos meios digitais e impressos, com uma imagem renovada, moderna e funcional”, diz a nota de Lucena.

A identidade visual alterada sem conhecimento da maioria da mesa diretora não está apenas no vermelho e branco; ainda há o sumiço do amarelo. As cores remetem à bandeira de Maringá, idealizada por Reynaldo Costa, falecido em junho de 2018, e também autor do brasão do município.

Ao criar a bandeira, Reynaldo Costa explicou a escolha das cores: a faixa branca simboliza a paz, a amarela a força e a faixa vermelha simboliza a coragem do maringaense. Na prática, saem as cores da bandeira de Maringá e entra o azul, símbolo do partido político que comanda a cidade.

Foto: MN