“Saruê da Operária” tem exibições gratuitas

Curta documental resgata a figura lendária da Vila Operária por meio de depoimentos, arquivos históricos e memória popular

Maringá vai conhecer, nas telas, uma das figuras mais misteriosas de sua história. O curta-metragem documental Saruê da Operária estreia neste mês com cinco exibições gratuitas na cidade. O filme investiga a trajetória de Saruê, personagem que habitou a Vila Operária e ganhou fama como o “Robin Hood da periferia” — um homem que, segundo moradores, escapava da polícia se transformando em árvores, tocos e até animais.

Com direção de TH Fernandes e roteiro de Ana Elisa Frings, o documentário parte de entrevistas com moradores pioneiros, amigos e pesquisadores para reconstruir a história desse homem real que virou lenda. Mais do que contar sua trajetória, o filme propõe um mergulho no contexto social, político e afetivo da Maringá dos anos 70, revelando as camadas que envolvem a construção do imaginário popular. O projeto foi contemplado pelo Concurso nº 08/2023 de Incentivo Cultural Aniceto Matti 2023 e contou com uma equipe majoritariamente maringaense.

Confira as datas das exibições:
23, 24 e 25/05, 19h30 — Maringá CineFest (3 exibições)
28/05, às 19h — CineUEM (última sessão com debate com a equipe)
Com classificação indicativa livre, o filme será exibido em versão acessível, com legendagem e intérprete de Libras. A sessão de encerramento, no CineUEM, contará com bate-papo com a equipe, propondo um encontro entre gerações a partir da memória e das narrativas que atravessam a cidade.
Realização: Uni Duni Produções
Comunicação e assessoria de imprensa: Madá Criativa
Apoio: Semuc — Secretaria Municipal de Cultura de Maringá

Arte gráfica: Felipe Navarro