Títulos pendentes

Quase 13 mil títulos de eleitor podem ser cancelados em Maringá por pendências com a justiça eleitoral; prazo para regularizar termina hoje
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná está convocando eleitores que estão com pendências na Justiça Eleitoral para regularizarem sua situação até esta segunda-feira, 19.. A notificação tem sido enviada via WhatsApp aos cidadãos que deixaram de votar, justificar a ausência ou pagar as multas relativas a três eleições consecutivas.
Em Maringá, dos 301.128 eleitores aptos a votar, 12.796 estão com o título irregular e correm o risco de ter o documento cancelado caso não tomem providências dentro do prazo.
A multa por turno de ausência não justificada é de R$ 3,51 e pode ser paga por boleto, Pix ou cartão de crédito. Para regularizar a situação, o eleitor pode utilizar o aplicativo e-Título, acessar o site da Justiça Eleitoral ou procurar diretamente um cartório eleitoral.
Aqueles que tiverem o título cancelado podem enfrentar diversas restrições, como: não poder votar, não tomar posse em concurso público, não conseguir passaporte ou CPF, não renovar matrícula em instituição de ensino oficial e não obter empréstimos em bancos públicos, entre outros prejuízos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 640 8400, pelo WhatsApp (41) 3330-8500, ou diretamente em um cartório eleitoral.
Foto: Antonio Augusto/TSE