Referência nos trabalhos e estudos arqueológicos no Brasil, Igor Chmyz receberá título de cidadania benemérita
Um dos pioneiros da arqueologia do Brasil, o professor aposentado da Universidade Federal do Paraná Igor Chmyz vai receber o título de cidadão benemérito do Paraná. A iniciativa do projeto de lei, sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no dia 8, foi do deputado Evandro Araújo (PSD).
Nascido em 3 de novembro de 1937 em União da Vitória, Igor Chmyz assumiu em 1963 a disciplina de Arqueologia Pré-Histórica da Universidade Federal do Paraná e mesmo aposentado desde 2007 é pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da UFPR.
No ano passado, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, secretária de estado da Cultura, durante reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, fez uma menção especial ao professor Chmyz, “que nos proporciona a cada reunião uma verdadeira aula sobre a preservação do patrimônio histórico do nosso Paraná”. Ele é considerado pioneiro nos estudos sobre a cerâmica tupi-guarani e já recebeu a Medalha Mário de Andrade do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Foto: Anderson Tozato/Seec