Denúncia ao MP

Queixa encaminhada ao Ministério Público Estadual cita cerimônia marcada para esta quinta-feira
Uma denúncia foi encaminhada ao Ministério Público Estadual envolvendo o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli, que estaria oferecendo aos programas de pós-graduação da UEM computadores notebook “em troca de apoio político”.
De acordo com a denúncia, os programas de pós-graduação foram informados que devem comparecer a uma cerimônia com a presença do reitor para receber os recursos, amanhã, 10, às 15h30 no auditório da Biblioteca Central da UEM. Não há informação da fonte dos recursos, e quando indagada, a Universidade informa que os equipamentos estão sendo doados pela Reitoria.
Segundo a reclamação, Vanalli tem sistematicamente utilizado as redes sociais da UEM para se manifestar em apoio a grupos e causas políticas alheias à universidade “e em clara promoção pessoal”. O reitor, prossegue, protocolou de próprio punho projeto que altera o estatuto da UEM para permitir a própria reeleição ao cargo e “usa a Assessoria de Comunicação da UEM para proveito próprio, ao mesmo tempo em que censura eventos, projetos e notícias da comunidade da UEM por motivos claramente ideológicos, visto a recusa recente em divulgar evento “IV Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária”.
A intervenção do Ministério Público foi solicitada porque “infelizmente não é possível contar com a Ouvidoria da UEM para isso, pois o ouvidor é subordinado ao Gabinete da Reitoria, e há repetidos relatos de denúncias que são suprimidas em relação aos atos da administração atual”. A entrega dos notebooks condicionada à presença em evento sob sua liderança violaria princípios constitucionais e legais da administração pública, em especial ao da impessoalidade, moralidade administrativa e da publicidade, além de suposto ato de improbidade, abuso de autoridade, violação da autonomia universitária, conflito de interesses e finalidade eleitoral.
“A atuação do MP é essencial para coibir o uso político-partidário da UEM e assegurar que a universidade cumpra sua finalidade pública com observância aos princípios constitucionais”, conclui a denúncia. O blog aguarda posicionamento solicitado à Assessoria de Comunicação Social da instituição.
Foto: Arquivo/UEM