Sofia no Parlamento Universitário

Filha de ex-deputado representa a UEM em programa da Assembleia Legislativa
O programa Parlamento Universitário da Assembleia Legislativa do Paraná será realizado a partir dessa semana. Alunos das universidades públicas e privadas irão participar como se deputados fossem.
A Sofia Quinteiro, que aos 10 anos já lançou livro, foi escolhida e estará representando a Universidade Estadual de Maringá. Uma vaga apenas, mais um suplente, João Pedro. Ela é filha do advogado Wilson Quinteiro, que já disputou a Prefeitura de Maringá e foi deputado estadual, além de ocupar outros cargos públicos.
O Parlamento Universitário é um programa desenvolvido pela Alep, por meio da sua Escola do Legislativo, com o objetivo de aproximar os estudantes universitários do funcionamento do Poder Legislativo estadual. Realizado anualmente — exceto em anos eleitorais — o projeto promove uma simulação imersiva das atividades parlamentares, permitindo que os participantes vivenciem, na prática, o cotidiano de um(a) deputado(a) estadual.
As atividades ocorrem em tempo integral durante uma semana de julho, aproveitando o período de recesso das sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Paraná. Durante esse período, os estudantes são conduzidos por uma experiência legislativa completa, que inclui: Ato de posse simbólica como parlamentares universitários; eleição da Mesa Diretora e formação das comissões temáticas; reuniões deliberativas nas comissões; apresentação, discussão e votação de projetos de lei elaborados pelos próprios participantes
“Mais do que uma simulação, o Parlamento Universitário é uma vivência transformadora. Ao se colocarem no lugar dos legisladores, os jovens adquirem uma compreensão aprofundada do processo legislativo, das responsabilidades públicas e dos desafios da representação política. A proposta é estimular o pensamento crítico, o engajamento cívico e o protagonismo juvenil, promovendo uma cidadania mais consciente e ativa”, ressalta a Alep.