Tiradentes, recibos sem pagamentos


Reclamação de que premiação da Prova Tiradentes ainda não foi completamentepaga: “Nunca vi assinar um recibo antes de receber“
Leitora nos enviou, ontem, a seguinte mensagem, reproduzindo enviadas à Prefeitura:
“Em 21/04/2025 a Secretaria de Esportes promoveu a 48ª Prova Rústica Tiradentes e eu obtive a (* ) colocação na categoria Atletas de Maringá, portanto, teria acesso a uma premiação em dinheiro, no valor de R$ (*). O regulamento da prova, disponível aqui e prevê: “Parágrafo 1º – Para o recebimento do Prêmio, o atleta deverá encaminhar e-mail, provatiradentes@maringa.pr.gov.br solicitando o pagamento. Será encaminhado a resposta com o link para preenchimento do FORMULÁRIO PARA O RECEBIMENTO DO PRÊMIO (DINHEIRO), que deve ser totalmente preenchido com as informações solicitadas e após isso ser clicado em “Enviar” para que o arquivo chegue à Secretaria de Esporte e Lazer.
Parágrafo 2º – A Comissão Organizadora seguirá o seguinte trâmite para pagamento da premiação: a) documentação, b) cadastramento, c) solicitação financeira, d) empenho, e) pagamento. O prazo para a tramitação integral é de até 40 dias úteis).”
Em 22/04/2025, dia seguinte à prova, encaminhei e-mail solicitando o referido formulário e, em 29 daquele mês, a comissão retornou solicitando nome, cpf e dados bancários. Respondi no mesmo dia e, cerca de 1 mês depois, após não ter recebido nenhuma devolutiva, comentei na publicação da página da prefeitura que ainda não havia recebido a premiação. Em 28 de maio, a comissão entrou novamente em contato solicitando que eu entrasse em um grupo do WhatsApp para receber mais informações. Em 12 de junho, preenchi o formulário conforme as instruções e até o presente momento, não houve qualquer avanço. Há cerca de 15 dias, os atletas com a nota de empenho pronta foram convocados, meu nome não foi chamado e, até o momento, não houve qualquer avanço. Tentei contato com a comissão no decorrer da semana, sem retorno.
Gostaria de compreender qual será o fluxo e o prazo de pagamento, considerando que o disposto no regulamento não se cumpriu e o prazo de 40 dias úteis se extinguiu em 16 de junho. E sugerir que, no próximo ano, o regulamento seja compatível com a execução da prova e os procedimentos pós-prova. (…) E completou dizendo: Nunca vi assinar um recibo antes de receber, mas disseram que eu teria que assinar para fazer o empenho”.
Isto posto, digo eu Akino, pediria aos diligentes e fiscalizadores, vereadores, que dessem uma atenção ao caso. Afinal, se tem dinheiro para viagens ao exterior, não deve faltar para cumprir a premiação aos corredores.
Foto: Rafal Macri/PMM