Edital para construção do Terminal Metropolitano de Londrina é publicado

Valor inicial da concorrência é de R$ 43,8 milhões e abertura das propostas está prevista para 15 de outubro
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), vinculada ao Governo do Estado, publicou na última segunda-feira (21) o edital de licitação para a contratação da empresa responsável pela construção do novo Terminal Metropolitano de Londrina. O valor inicial da concorrência é de R$ 43,8 milhões, e o critério de seleção será o menor preço. A abertura das propostas está prevista para o dia 15 de outubro.
Ontem (21), o projeto foi apresentado a prefeitos e deputados estaduais da região em uma reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, participou, ao lado de outros prefeitos e do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, e de outras autoridades.
O novo terminal tem como objetivo aprimorar a mobilidade urbana e promover a integração metropolitana entre Londrina e os municípios vizinhos. A estrutura será moderna e confortável, voltada para atender com mais qualidade os cerca de 40 mil usuários que circulam diariamente pela região.
A conexão com o terminal urbano de Londrina será realizada por meio de uma passarela elevada sobre a Avenida Leste-Oeste. Todo o projeto está sendo desenvolvido com base nos mais modernos critérios de acessibilidade. O novo terminal vai atender linhas intermunicipais que ligam Londrina aos municípios de Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira.
O prefeito Tiago Amaral ressaltou que Londrina tem uma região metropolitana muito forte e que o deslocamento dos munícipes para as cidades vizinhas faz parte da realidade da região. “O governador, em seu primeiro mandato, afirmou que tiraria esta obra do papel e ele não descansou até que o edital fosse publicado. O governador mostra, mais uma vez, a sua sensibilidade com a nossa região, e para nós é um momento de muita alegria. Essa obra foi cuidadosamente planejada e certamente proporcionará muito conforto aos usuários. É uma conquista extraordinária, o centro de Londrina vai receber um terminal moderno e imponente, que, sem dúvida, será o mais bonito do Brasil, oferecendo dignidade e melhor conexão para as famílias de todo o norte do Paraná”, ressaltou o prefeito.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior enfatizou que publicar o edital para a construção do novo do terminal é uma alegria. “Essa demanda já existe há muitas décadas. A população solicitava um terminal capaz de atender tanto as pessoas que vêm da região metropolitana de Londrina quanto os trabalhadores de Londrina que atuam em empresas dessa mesma região. Em breve, a população poderá contar com um terminal urbano moderno, sustentável, com energia solar, com áreas de lazer, praças, quadra poliesportiva, academia para a população idosa, entre outras benfeitorias. É um projeto à altura da cidade de Londrina e dos municípios da região metropolitana”, apontou.
O terminal contará com três plataformas, cada uma com cinco baias para ônibus. Além disso, haverá outras cinco vagas destinadas ao estacionamento de veículos do transporte coletivo. Com o objetivo de facilitar a circulação dos passageiros, as plataformas foram projetadas com base em um estudo de comunicação visual. O espaço contará com sinalização clara e acessível, indicando as linhas disponíveis e os respectivos pontos de embarque.
A proposta é oferecer aos usuários do sistema metropolitano um espaço adequado tanto para o embarque quanto para a chegada a Londrina. Para garantir mais conforto, o terminal contará com áreas cobertas, proporcionando abrigo e comodidade aos passageiros durante a espera.
O equipamento contará, também, com lanchonetes, quiosques, lojas, bicicletário, espaços de lazer, além de setores administrativos e operacionais. Terá, ainda, área exclusiva para quadras esportivas, playground para crianças, academia ao ar livre e uma área de exposições que poderá ser usada para eventos comunitários. Outra novidade será a instalação de placas fotovoltaicas na cobertura das plataformas, permitindo a geração de energia limpa e sustentável para o funcionamento do terminal.
O presidente da Amep, Gilson Santos, frisou que se trata de um terminal que vai além do simples embarque e desembarque de passageiros, pois haverá um grande centro comercial e de serviços públicos. “Será um espaço para atender toda a sociedade de Londrina e região metropolitana, por isso é uma obra muito importante. Esperamos, agora, a abertura das propostas para darmos início às obras na sequência”, disse.
O terreno destinado à obra possui 12.043,70 metros quadrados, e o projeto prevê uma área construída de 9.331,92 metros quadrados. A obra deve ser executada no prazo de 22 meses, contados a partir da assinatura da ordem de serviço. A contratação será feita na modalidade integrada, em que a empresa vencedora será responsável tanto pela elaboração do projeto executivo quanto pela execução da obra.
O presidente da Câmara de Londrina, Emanoel Gomes, participou da apresentação no Palácio Iguaçu. “A publicação do edital do Terminal Metropolitano é um marco para Londrina e toda a região. Estamos falando de mobilidade com dignidade para mais de 40 mil pessoas que se deslocam diariamente entre os municípios. Esse novo terminal, moderno e acessível, representa um avanço na qualidade do transporte público, com infraestrutura eficiente, um olhar humano, inclusivo e sustentável, que pensa no presente e no futuro da nossa cidade”, destacou.
A vereadora de Londrina, Flávia Cabral, líder do executivo na Câmara, também esteve presente no encontro em Curitiba. Segundo ela, participar deste momento foi muito expressivo, memorável, e até mesmo histórico. “Esta obra fomentará cidadania, dignidade, segurança, desenvolvimento econômico e atração de pessoas para o nosso município. Além disso, o terminal urbano terá áreas de lazer e convívio, reforçando a Londrina viva, pujante e integrada à sua região. Diariamente, a cidade recebe pessoas das cidades vizinhas para trabalhar, estudar ou fazer turismo, e acolhê-las com dignidade é motivo de orgulho para todos os londrinenses que sonham com uma cidade cada vez mais desenvolvida”, disse.
Também estiveram presentes no encontro, o vereador Sidnei Matias; o chefe da Casa Militar, coronel Marcos Tordoro; o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; os deputados federais Luisa Canziani e Reinhold Stephanes Júnior; os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Jairo Tamura, Luiz Claudio Romaneli e Tercílio Turini; os prefeitos de Ibiporã, Zé Maria; de Rolândia, Ailton Maistro; de Bela Vista do Paraíso, Fabrício Pastore; de Sertanópolis, Ana Ruth Secco; de Santo Antônio da Platina, Gil Martins; de São Sebastião da Amoreira, Laine Gaspar; a representante da Casa Civil na região, Sandra Moya; e outras autoridades. (Dayane Albuquerque/NCom)
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
*/ ?>
