Enfrentando golpes

OAB Paraná e TJ-PR discutem medidas para fortalecer segurança e combater golpes com falsos advogados

Representantes da OAB Paraná se reuniram ontem com a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, Jurema Carolina da Silveira Gomes, para dar continuidade às articulações institucionais em defesa da segurança no sistema de justiça e no enfrentamento ao golpe do falso advogado. A seccional foi representada pelo conselheiro estadual Leandro Murilo Pereira, coordenador da Comissão de Inteligência e Combate ao Golpe do Falso Advogado, e por Barbara Ferrassioli, presidente da Comissão de Prerrogativas.

O encontro teve como pauta central o aprimoramento de ferramentas tecnológicas e das rotinas de identificação no sistema Projudi. Entre os assuntos tratados, discutiu-se a necessidade de ajustes no sistema de verificação para consulta de processos, com sugestões de mudança no modelo atual de captcha, a fim de dificultar o acesso indevido a informações pessoais e processuais por golpistas. Também foi apresentada a proposta de adequações ao procedimento de gravação da etapa de identificação do advogado nas audiências por videoconferência, como medida de proteção à integridade dos atos processuais. Outro aspecto discutido foi o sigilo das conversas entre advogado e cliente, diante de relatos de que gravações estariam ocorrendo até mesmo nas salas reservadas de conversa privada em ambiente virtual. A OAB Paraná pleiteia a imediata interrupção dessa prática e a garantia plena de confidencialidade nesse espaço.

Segundo Leandro Murilo Pereira, a reunião reforça o compromisso da OAB Paraná com a integridade da atuação da advocacia e a proteção da sociedade frente aos golpes com a utilização de dados pessoais e processuais. Ele destacou que a interlocução com o TJPR segue firme e contínua, com base no diálogo institucional e na busca por soluções tecnológicas seguras, eficazes e que respeitem as prerrogativas da advocacia.

Bárbara Ferrassioli, por sua vez, ressaltou que o diálogo constante com o tribunal em prol da defesa do livre e seguro exercício da advocacia tem criado pontes para a solução de problemas concretos, sendo essa interlocução interinstitucional vital para a defesa intransigente e vigilante das prerrogativas da classe. (OAB Paraná)

Foto: Divulgação/OAB